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Em sua maioria, as novas tecnologias para aumentar
a segurança dos carros atuam para prevenir e mitigar a distração dos motoristas
ao volante, a exemplo de avisos de colisão, sistemas autônomos de frenagem e
correção da direção e velocidade. E uma das principais distrações causadoras de
acidentes é o uso de celulares e smartphones que, segundo a Organização Mundial
de Saúde, aumentam em 400% o risco de acidentes. Por sua vez, montadoras e
desenvolvedores de aplicativos, estão investindo em equipamentos e programas
que inibem esse risco, a exemplo dos suportes Mylink da GM e o SYNC da Ford,
que possui bluetooth para integração, permite o ativamento por voz dos
smartphones e faz a leitura de mensagens de texto. Tudo para não fazer o
motorista tirar os olhos da via e as mãos do volante.
Apenas no estado de São Paulo, com a maior frota do
país, o uso de aparelhos móveis ao volante já é a quarta maior causa de
acidentes, apontam dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego
(Abramet), em 2012. Segundo a Associação, um motorista leva até quatro segundos
para pegar o telefone, mais cinco para discar o número, o que a 50 quilômetros
por hora equivale a 125 metros sem olhar para o caminho. Uma pesquisa de 2011
da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia corrobora com essa
realidade, mostrando que 23% dos motoristas que afirmaram ter enfrentado alguma
situação de risco tiveram a atenção desviada por estar falando ao celular ou
tentando atender uma ligação. Um estudo do Transport Research Laboratory, órgão
do governo britânico, comparou em um simulador o comportamento de condutores
enviando mensagens de texto quando estão focados apenas na estrada. Ficou
comprovado que o tempo de resposta aumenta em 37% sem a distração e o
motorista, claro, tem maior controle do volante, da velocidade e da distância
do veículo à frente. Ao textar, no entanto, o risco se equipara ao de estar
intoxicado.
No Brasil, o uso do celular ao volante se reflete
nas multas de trânsito, revela o Denatran, sendo a infração do artigo 252 do
Contran a segunda mais documentada, atrás apenas do desrespeito ao limite de
velocidade. Por dia, na cidade de São Paulo, cerca de 1.600 carros são multados
por esse motivo. Entre 2010 e 2011 houve um aumento de 30% nesse tipo multas.
Porém, um estudo da Universidade de Brasília calcula que, a cada 10.000
motoristas que falam ao celular, somente um é flagrado pelos fiscais. Isso se
deve muitas vezes ao uso de viva-voz, fones e carros equipados com integração
bluetooth. Estudos da NHTSA mostram que cognitivamente a distração com o uso
desse tipo de tecnologia é semelhante ao de conversar com um passageiro, mas no
Brasil também é proibido pela lei que não faz distinção clara de seu uso. Caso
o motorista seja flagrado falando ao telefone, mesmo com as duas mãos no
volante, será obrigado a pagar a multa de 85,13 reais e levar quatro pontos na
carteira.
Fonte: Veja
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