sexta-feira, 22 de junho de 2012

Trânsito no Brasil mata mais que guerra na Siria diz o ministro Aguinaldo Ribeiro


Foto: Rodrigo Nunes
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, participou nesta sexta-feira (22/06), em Campina Grande (PB), da intensificação da campanha publicitária para alertar aos motoristas sobre os riscos nas estradas e vias durante os festejos juninos. A estratégia da campanha é ir ao encontro dos motoristas que participam das tradicionais festas juninas da cidade.

A ação começou com uma entrevista do ministro para falar sobre a campanha. Segundo ele, já está comprovado que há redução do número de mortes e acidentes nas estradas federais com a campanha. “O trânsito no Brasil mata mais do que uma guerra”, disse o ministro. Ele lembrou que a ONU estima que 10 mil pessoas morreram nos confrontos da Síria, desde o início dos conflitos há 15 meses, enquanto o trânsito no Brasil matou mais de 42 mil pessoas em 2011.

Aguinaldo Ribeiro anunciou, ainda, que o Ministério das Cidades vai intensificar as campanhas de trânsito por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e fará um plano de visitas aos estados para promover encontros com as autoridades locais de trânsito. “Temos um desafio que não é apenas a legislação, mas a conscientização dos motoristas sobre os riscos da imprudência no trânsito”, destacou o ministro.

O ministro também observou que, em alguns estados, como o Rio de Janeiro, já existe uma forte fiscalização com o bafômetro e, em Brasília, os motoristas já respeitam a faixa de pedestres.

A campanha, com slogan “A dor do acidente pode durar para sempre”, tem como protagonista o cantor Leonardo. Ele conta que quase perdeu seu filho, o cantor Pedro Leonardo, que está internado há dois meses se recuperando de um acidente.

Nesse São João, a campanha está no ar no Norte e Nordeste desde 13 de junho e durante todo mês, porque nessa época a Polícia Rodoviária Federal registra um aumento de 80% no fluxo de veículos nas regiões das festas juninas.

O ministro também falou sobre o compromisso assinado pelo Brasil com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir em 50% o número de mortos nos próximos dez anos. “Vamos trabalhar para alcançar esta meta. Não podemos mais conviver com índices tão elevados de mortes no trânsito”, ressaltou. Para cumprir esse compromisso, o Brasil lançou o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada), com objetivo de mobilizar de governos e a sociedade brasileira pela causa.

As autoridades de trânsito locais e o presidente do Denatran, Julio Arcoverde, promoveram panfletagens no Parque do Povo e Sitio João, locais de maior movimentação dos que curtem a festa em Campina Grande. Fora da festa, os agentes de educação de trânsito fizeram blitz educativas. Amanhã (23/06), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, estará em Caruau (PE), para intensificar a campanha de trânsito, ao lado do governador do estado, Eduardo Campos.

Números
Nas últimas campanhas de trânsito, realizadas em 2012, o Ministério das Cidades, por meio do Denatran, conseguiu boas reduções no numero de acidentes, mortos e feridos nas estradas brasileiras.

Comparado com o ano de 2011, a campanha de Carnaval deste ano teve redução de 18% dos óbitos e na Semana Santa foram 24,5% acidentes a menos. Já na campanha de Corpus Christi, a diminuição dos acidentes chegou a 35%, em relação ao mesmo período de 2010.

Fonte: Ministério das Cidades

Nenhum comentário: