Imagem da internet |
Para garantir uma pilotagem segura, não basta
apenas escolher a moto ideal na hora de comprar e usar todos os acessórios
imprenscindíveis, como capacete e uma roupa adequada. Também é importante ficar
atento, no dia a dia, à posição certa para pilotar uma moto. Para quem precisa
usar o meio de transporte por um período prolongado no cotidiano, uma boa
postura é fundamental para evitar desgastes na musculatura. Além disso, o
conforto é essencial para que o desempenho em cima da motocicleta seja o melhor
possível. Cada detalhe pode fazer diferença, portanto confira as dicas para
pilotar com a postura correta.
É importante saber que a preocupação não
deve ser focada apenas na coluna. A recomendação é que esta parte do corpo
esteja o mais ereta possível. Mas que outras partes também devem receber
atenção. A cabeça, por exemplo, deve estar sempre levantada. “O ideal é ter a
visão mais longe possível. Se o veículo da frente frear, você já vai estar
atento e vai conseguir frear também a tempo”, explica Sérgio Casssoli,
instrutor do Centro Educacional de Trânsito Honda.
Os ombros e braços precisam ter livre movimento
do guidão, não podem estar travados. Por isso, o segredo é estar com eles
relaxados, com os cotovelos ligeiramente flexionados e com as mãos segurando a
manopla firmemente no centro. “Não se deve segurar nas pontas porque existe o
risco de escapar”, aconselha Cassoli.
A atenção também deve se voltar para a
parte inferior do corpo. O quadril deve ficar posicionado o mais próximo
possível do tanque de combustível. “Se o condutor senta muito para trás, a frente
fica muito leve e atrapalha a condução”, afirma o instrutor. Já os joelhos
devem ficar pressionando o tanque de combustível levemente para formar um
conjunto com a moto. Os pés, por sua vez, devem estar paralelos ao chão e
apontados para a frente. “O mais recomendado é que os pés estejam um pouco mais
para trás. Se precisar frear com urgência, é só escorregar para frente. Outro
detalhe é que não pode relaxar e deixá-los apontados para baixo”, conclui
Cassoli.
O segurança e manobrista de uma academia,
Jefferson Rodrigo de Melo, de 30 anos, pilota moto desde 2002, e sempre utiliza
o meio de transporte por muitas horas no dia. Ele vai não apenas para o
trabalho, como faz outros serviços, como o de entregador, com o veículo. Mas
Jefferson nunca teve problemas de dores no corpo. “Isso porque sempre me
preocupei em pilotar de forma correta. Desde a época que fiz a auto-escola,
perguntei como deveria ser a postura ideal”, revela.
Saiba Mais
1 – Cabeça/Visão
Levantada, com a visão mais adiante possível
Levantada, com a visão mais adiante possível
2 – Coluna
Ereta para evitar fadiga
Ereta para evitar fadiga
3 – Ombros e braços
Relaxados para facilitar o movimento do pescoço
Relaxados para facilitar o movimento do pescoço
4 – Cotovelos
Ligeiramente flexionados
Ligeiramente flexionados
5 – Punhos
Paralelos em relação às mãos
Paralelos em relação às mãos
6 – Mãos
Firmes no centro das manoplas (polegar abaixo)
Firmes no centro das manoplas (polegar abaixo)
7 – Quadril
Próximo ao tanque
Próximo ao tanque
8 – Joelhos
Pressionando levemente o tanque
Pressionando levemente o tanque
9 – Pés
Apoiados nas pedaleiras e apontados para frente
Apoiados nas pedaleiras e apontados para frente
Fonte: Vrum
Nenhum comentário:
Postar um comentário