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A partir de 1º de janeiro de
2014, os fabricantes de veículos nacionais e importados serão
obrigados a ter air bags e sistema de freios ABS nos automóveis novos
comercializados no mercado brasileiro. A Associação Brasileira de
Engenharia Automotiva (AEA), que participou da Câmara de Segurança
Veicular do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), teve papel
importante na criação do decreto que regulamentou a introdução desses
componentes no país.
A fim de esclarecer os consumidores sobre esses novos dispositivos, a
Comissão Técnica de Segurança Veicular da entidade desenvolveu
informativos explicando o funcionamento desses novs equipamentos de
segurança.
Confira a seguir nove dicas sobre os cuidados e a operação do sistema publicadas pelo órgão.
1) O airbag é um dispositivo de segurança
complementar ao cinto de segurança. O cinto garante a retenção
necessária para que o airbag venha a atuar com eficácia, além de
garantir a correta trajetória do ocupante na direção da bolsa de ar.
2) O airbag não é projetado para acionar em
qualquer tipo de colisão. O parâmetro de controle de acionamento do
airbag está associado à desaceleração do veículo, ao ângulo de colisão e
ao risco de lesão grave ou fatal.
3) Devido à alta velocidade de acionamento, o
airbag pode causar lesões graves ou fatais caso o ocupante não esteja em
uma posição correta. Portanto, não dirija muito perto do volante;
mantenha os braços posicionados na posição correta no volante; não
posicione o banco muito próximo do painel de instrumentos e não fique
com os pés em cima do painel.
4) Nunca deixe objetos no colo e/ou na boca,
crianças e animais entre você e o airbag, pois no caso de acidente as
lesões serão agravadas.
5) Nunca transporte crianças em regiões próximas
ao airbag no banco, na cadeirinha ou no colo, pois no caso de
acionamento, essas poderão sofrer ferimentos gravíssimos.
6) Não é necessário submeter o airbag a revisões
periódicas. Entretanto, o sistema deve ser inspecionado por uma oficina
autorizada se caso a lâmpada indicadora de anomalias no painel de
instrumentos permaneça acesa após a partida do veículo, ou acenda
durante a condução normal do veículo ou não acenda durante a partida.
7) O airbag não emite gases tóxicos e inflamáveis.
O pó branco que se desprende durante a abertura é um talco utilizado
para a sua lubrificação.
Após o acionamento, não há como recuperar o airbag. Portanto, o sistema deve ser revisto e as peças necessárias trocadas.
9) Leia atentamente o manual do proprietário do veículo para obter informações adicionais sobre o airbag do seu veículo.
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