segunda-feira, 23 de abril de 2012

Psicóloga diz que é preciso conscientização no trânsito

Imagem da Internet
Apesar da aplicação da legislação, não houve investimento na mudança de comportamento no trânsito”. Para a psicóloga especialista em comportamento no trânsito, Andréa dos Santos Nascimento, do Espírito Santo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é, de fato, um dos mais avançados do mundo, no entanto, peca em não oferecer medidas efetivas e a longo prazo que visem a conscientização dos motoristas referente às infrações de trânsito.
 
Ela explica que “apesar de toda legislação, não houve investimento na mudança do comportamento do motorista no trânsito”. A especialista cita o uso e abuso de álcool ao dirigir, ao afirmar que “as pessoas não bebem porque têm medo da multa, mas e se a fiscalização acabar? Todo mundo volta a beber e dirigir sem medo”.
 
Em sua avaliação, não existe Lei Seca no Brasil. Isso porque “lei seca de verdade é não beber. O que temos no Brasil é uma restrição pontual ao uso de álcool”, enfatiza. Ela lembra que nos Estados Unidos, após a crise econômica de 1929, a venda e comercialização de bebidas alcoólicas foi proibida. “Isso é Lei Seca”, destacou.

Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário: