quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pesquisa do DENATRAN revela o interesse dos jovens pelo cinto de segurança

Pesquisa realizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) em outubro e novembro de 2009 revelou o que os jovens pensam sobre o uso do cinto de segurança.

Foram entrevistados cerca de 868 jovens entre 15 e 17 anos, todos estudantes do ensino médio, das escolas públicas e particulares, em seis capitais do pais. Revelou um dado preocupante, apenas dois em cada dez jovens (21,6%) disseram que sempre usam o cinto de segurança quando estão na condição de passageiro no banco traseiro.

Outro dado interessante é que mesmo na presença dos pais, quando estão conduzindo seus filhos para “balada” ou no retorno para casa, 28,9% afirmam que nunca usam e outros 44% usam eventualmente.

No geral, esse estudo mostra um comportamento comum da população não só nas capitais. Em Mossoró, é perceptível que muitos condutores não estão preocupados com a obrigatoriedade do equipamento de segurança.

Os dados da Gerência de Trânsito do Município mostram que esse tipo de infração lidera o ranking das principais notificações. Até o mês de janeiro de 2010, foram contabilizadas 1170 penalidades, correspondendo a 17,63% do total. “Sem dúvida a principal infração que aplico é em relação ao não uso do cinto de segurança, isso se deve principalmente a imprudência desses condutores” afirma o agente de trânsito André Pedrosa.

“É muito comum ver pais conduzindo o veículo sem usar o equipamento de segurança, mesmo na presença dos seus filhos, além de cometer uma infração de trânsito, expõem os jovens ao perigo” informa o Agente de Trânsito Bandeira.

Todos sabem da obrigatoriedade desse dispositivo, o que falta, na verdade, como mostrou bem a pesquisa do DENATRAN, são políticas públicas capazes de mudar tal comportamento. Já que 51% dos jovens pesquisados, disseram que nunca foi realizada uma atividade de educação para o trânsito nas escolas que freqüentam.

Para ver o resultado da pesquisa: RESULTADO NO SITE DENATRAN

2 comentários:

Trânsito Mossoroense disse...

Infelizmente o não uso do cinto de segurança tem ceifado muitas vidas

C. Y. disse...

Eu sou psicotica om relação ao uso do cinto de segurança, assim como capacete. É automátio, entrou...coloco o cinto. Antes de subir na moto...Capacete na cabeça! É isso ai galera não se pode vacilar!