terça-feira, 5 de junho de 2012

Veja algumas dicas para praticar a gentileza no trânsito

Imagem da internet
Um dos maiores problemas de quem enfrenta o trânsito nos centros urbanos brasileiros é o estresse. Os engarrafamentos, as imprudências e o mau comportamento de quem trafega pelas ruas das cidades podem tirar a concentração dos condutores de caminhões, automóveis, motos e bicicletas, e também de pedestres, causando acidentes que poderiam ser evitados.

Segundo o último anuário estatístico do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos no Brasil praticamente dobrou em 11 anos. Passou de 30,9 milhões de unidades em 1998 para 59,3 milhões em 2009. Tantos automóveis, ônibus e motos circulando por vias urbanas e estradas do País exigem colaboração dos condutores e pedestres.

A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Rita Cunha, alerta que tanto motoristas quanto pedestres precisam praticar o respeito ao próximo, a tolerância e a gentileza no trânsito. “Ser um cidadão significa adotar uma postura em favor do bem comum. Cada um tem que fazer a sua parte. A colaboração mútua entre condutores e pedestres ajuda a resolver muitos problemas do trânsito”, explica. E são esses gestos simples que fazem toda a diferença. Para os motoristas, respeitar as regras do código de trânsito e sinalizar as manobras, regular os faróis, parar antes dos cruzamentos e não estacionar na faixa de pedestre são atitudes que devem fazer parte do dia a dia.

 Segundo oDenatran, em 2009, 51,8 milhões de pessoas estavam habilitadas a conduzir veículos ou motos no Brasil e o desafio é sensibilizar esses condutores para ter tolerância e promover a paz no trânsito. “As leis são reguladoras externas do comportamento humano e sua a obediência no trânsito gera gentileza e também cidadania”, explica Rita Cunha. É importante lembrar que não são apenas as pessoas que estão ao volante as responsáveis pela segurança no trânsito.

Os pedestres devem obedecer a regras, como esperar na calçada o momento certo para atravessar a rua, utilizar passarelas em locais sem sinalização e nunca atravessar em local proibido. Congestionamentos estão entre os maiores problemas das grandes metrópoles brasileiras Você saiu e bateu aquela vontade de tomar uma cervejinha? Deixe o carro em casa e aproveite sem preocupação.

Ao parar no semáforo, fique de olho e não pare em cima da faixa de pedestre. Usar o celular ao dirigir um veículo pode distrair o motorista. Que tal ligar antes de sair, ou depois de estacionar? Não se esqueça de acionar a seta antes de virar. Outros motoristas e pedestres precisam saber para que lado você vai. Mantenha os faróis regulados e mostre que você é educado no trânsito, acionando a luz baixa ao cruzar com outro veículo. Passe pelos cruzamentos com muito cuidado. Fique atento a pedestres que podem atravessar distraidamente.

Em dias de chuva, muito cuidado com a pista molhada. Não ande em alta velocidade e evite freadas bruscas e o risco de derrapagem. Ao atravessar um cruzamento tenha certeza que você não vai bloquear a passagem de outros carros. Seja camarada e ofereça carona a quem precisa. Assim você ajuda a diminuir o número de carros na rua e a poluição em sua cidade. Fique atento ao sair de garagens ou postos de gasolina, pois a calçada é área comum com pedestres. Lembre-se, a preferência é sempre de quem está a pé! SXC Para fazer uma travessia segura, pedestres devem sempre atravessar na faixa Ampliar Para fazer uma travessia segura, pedestres devem sempre atravessar na faixa Tenha certeza de que você está vendo e sendo visto por todos à sua volta.

Carros, motos e veículos precisam notar a sua presença! Ajude os idosos a atravessar a rua. Afinal, um dia você também pode precisar dessa mãozinha Faça contato visual com o motorista antes de atravessar a rua e colabore para prevenir acidentes. Olhe sempre para os dois lados antes de atravessar a rua e não atravesse correndo, Seja prudente. O lugar mais seguro para esperar o momento de atravessar é a calçada! Preste atenção quando passar por portas de garagem e postos de gasolina, pois são lugares comuns a carros e pedestres. Os adultos devem zelar pela segurança das crianças no trânsito. Segurá-las pelo punho é mais prudente que pela mão.(Denatran / Ministério das Cidades)
.
Fonte: Portal do Trânsito

Nenhum comentário: