quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Lançado em Brasília Conselho que visa a reduzir acidentes de trânsito

imagem da internet

Nesta terça-feira, 25 de setembro, comemora-se oficialmente o Dia Nacional do Trânsito, mas as iniciativas em relação ao tema já começaram. Foi anunciado dia 21, pela presidente Dilma Rousseff, a criação do Conselho Nacional de Redução de Acidentes de Trânsito, além do lançamento da campanha "Pela Consciência no Trânsito", que visa a conscientizar os motoristas sobre os riscos de dirigir em excesso de velocidade, além de mobilizar a sociedade e realizar ações com o objetivo de reduzir os altos índices de acidente de trânsito.

Levantamento do Seguro DPVAT - que cobre a população brasileira em casos de acidentes de trânsito resultante em danos pessoais - aponta que de janeiro de 2011 a junho de 2012, mais de 582 mil vítimas de acidentes de trânsito receberam indenizações por invalidez permanente, morte ou reembolso de despesas médicas e hospitalares, a maioria com idade entre 18 e 34 anos. Só nesse primeiro semestre, 216.150 casos foram indenizados, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento é da Seguradora Líder DPVAT, administradora do Seguro DPVAT no Brasil.

Para Marcio Norton, diretor de relações institucionais da Seguradora Líder DPVAT, que esteve presente na cerimônia de lançamento do Comitê, toda iniciativa que vise reduzir a acidentalidade e violência no trânsito é bem-vinda. "Acredito que deve haver uma mobilização de toda a sociedade em prol dessa causa, tanto do poder público, como da iniciativa privada, órgãos relacionados ao trânsito e dos próprios cidadãos. A cada um cabe fazer sua parte, visando diminuir esses números preocupantes em crescimento constante, que retratam um impacto na população brasileira, principalmente a mais jovem", aponta Norton.

Durante a cerimônia estiveram presentes também ministros, autoridades e personalidades ligadas ao tema. O Brasil é um dos participantes da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, compromisso dos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) com a diminuição da violência no trânsito para a década de 2011 a 2020.

O plano de ação recomendou aos países membros medidas imediatas de atenção e prevenção contra a violência no trânsito, que, assim como no Brasil, se revela como a principal causa de morte prematura e de ferimentos incapacitantes na população de jovens de todo o mundo. O desafio lançado pela ONU é de reduzir em 50% os índices de mortalidade.

Fonte: Jornal Agora     

Nenhum comentário: