quinta-feira, 5 de abril de 2012

Viagem segura: Cuidados com pneus

Durante os feriados e períodos festivos aumentam o número de veículos nas rodovias, assim a possibilidade de acontecerem acidentes é elevada, exigindo deste modo, uma atenção redobrada por parte dos condutores. 

Além da atenção, e técnicas de condução defensiva, os condutores devem tomar alguns cuidados antes de seguir viagem. Uma das dicas é a verificação da validade dos pneus dos veículos, o que muitos não sabem é que eles possuem validade. Mesmo aparentando boas condições um pneu vencido pode causar problemas.
E como sabemos um equipamento com validade vencida não apresenta as condições que garantam o desempenho total de suas funções.

O vídeo abaixo, exibido no programa Auto Esporte da TV Globo, mostra como identificar a validade do pneu e a importância de mantê-lo dentro do prazo de validade: 


Além da validade é preciso ter atenção quanto à calibragem correta dos pneus, bem como a profundidade dos sulcos, ranhuras, que não devem possuir menos que 1,6 milímetros. Um pneu careca não possui aderência no asfalto, caso o asfalto esteja molhado poderá causar deslizamento, evento conhecido como aquaplanagem. Conduzir com pneus “carecas” além de perigoso é também passível de multa, no valor de R$ 127,69 e 5 pontos na habilitação do condutor.

Por: Almir Freitas

Nenhum comentário: