quarta-feira, 30 de maio de 2012

Envolvimento de jovens com acidentes de carro têm causas complexas

imagem da internet
Na publicação de ontem, o Portal do Trânsito lançou uma série de dados sobre o aumento da participação de jovens entre 15 a 24 anos em acidentes de transporte. Assim como na pesquisa, acidentes de transporte também serão tratados aqui como acidentes de trânsito.
Quando se fala em trânsito, provavelmente se pensa no veículo carro. E é esse o assunto da reportagem de hoje.
Por que os jovens, têm se envolvido, cada vez mais, em acidentes com carros?

Frequentemente, a mídia tem noticiado casos de acidentes com jovens na condução de veículos. Foi o caso, no mês passado do garoto de 15 anos que pegou o carro escondido do pai e, com mais dois amigos, morreram na estrada Régis Bittencourt, em São Paulo, depois de o veículo entrar debaixo de um caminhão.

De acordo com Êrica Nickel, pedagoga, especialista de trânsito e Mestre em Educação, o envolvimento cada vez mais precoce dos jovens com o trânsito acontece por inúmeros fatores, desde a liberdade confiada por parte da família que temerosamente permitem aos filhos dirigir antes de terem a habilitação, até o apelo da propaganda de massa que impõe o carro como símbolo de poder, autonomia e status. Além disso, “o jovem está despreparado pela escola e pela família em relação aos perigos, direitos e deveres no trânsito. Ele aprende diariamente pelos exemplos e pelo comportamento coletivo que regras e leis não precisam ser respeitadas. A própria cultura rotulada no jovem o faz agir como aquele que tem que ser bom, rápido, e desafiador”.

Segundo a especialista, há políticas isoladas que promovem campanhas sócio-educativas com o intuito de prevenir esse público, mas “é necessária uma estratégia unificada e efetiva, com metas e prazos estabelecidos de resultado prático”
.
Ingestão precoce de bebidas

De acordo com o II Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas realizado no ano de 2005, nas 108 maiores cidades do país (Senad/Cebrid, 2005), na faixa etária dos 12 a 17 anos 54,3% dos adolescentes já consumiu algum tipo de bebida alcoólica pelo menos alguma vez na vida, o que corresponde a 4.327.000 jovens.

Em 2007, o I Levantamento sobre Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira, realizado com uma amostra representativa dos municípios de todo o território nacional, inclusive áreas rurais, detectou que 52% dos brasileiros acima de 18 anos faz uso de bebida alcoólica pelo menos uma vez ao ano.
Na reportagem de amanhã, será abordado à relação do envolvimento de jovens com as motocicletas e suas consequências.

Fonte: Portal do Trânsito

Nenhum comentário: