quarta-feira, 2 de maio de 2012

A sociedade do “EU” e o trânsito

Imagem da internet
Sempre costumo dizer que o trânsito requer uma atitude cidadã das pessoas, em que temos nossos direitos, mas também possuímos nossas obrigações. O desrespeito à sinalização, a legislação e aos demais condutores representa uma atitude egoísta por parte do infrator. Avançar um semáforo vermelho, não é só infringir a lei de trânsito, é também tirar o direito de outro condutor que, teria o direito de seguir em frente naquele momento, e muito mais do que isso é colocar a própria vida e a de terceiros em risco.
 
Algumas vezes quando o Agente de Trânsito aborda um infrator cometendo alguma irregularidade, escuta-se algumas desculpas, dentre elas pode-se citar: estava atrasado, estou doente e outras que de tão incomuns chegam a ser engraçadas. Excetuando os casos reais de emergência, me pergunto se essas desculpas realmente justificam o desrespeito com a legislação. Ou então será que os problemas desses condutores são maiores do que o dos demais? É claro que todos temos nossos problemas, e se tivéssemos que resolver nossos atrasos e outros problemas com desrespeito a lei, o que mais seremos capazes de fazer?
 
O que percebo é que, na maioria das vezes, as pessoas agem de forma egoísta, esquecendo-se do direito das demais, se colocando assim no centro de tudo. É preciso termos consciência de nossas atitudes, sermos mais gentis no trânsito e respeitarmos os demais, não podemos nos valer de nossos problemas pessoais para avançar sobre o direito das outras pessoas. Deixar o “EU” de lado e colocarmos em prática o “NÓS” é fundamental para termos mais gentileza, segurança e harmonia no trânsito. Vou mais além e digo que se usarmos o “NÓS” na sociedade como um todo, acabaremos com grandes problemas sociais. Reflitamos sobre isso, juntos podemos fazer a diferença, basta querer!
 
Por: Almir Freitas

Nenhum comentário: