quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pesquisa mostra que investimento em tecnologia pode aumentar a segurança do trânsito


Imagem da internet

Alta tecnologia, sistema Wi-Fi, aumento da percepção de risco e antever situações para prevenir acidentes. Estas são características que serão cada vez mais comuns nos automóveis daqui para frente. E muitos testes já estão sendo feitos para que a utilização deste sistema esteja disponível o mais breve possível. “Segundo estudos, os números de mortes no trânsito dos EUA vêm caindo ano a ano devido aos investimentos em componentes de segurança dos automóveis”, afirma Elaine Sizilo, especialista em trânsito e consultora do Portal.

Lá, o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e o Research and Innovative Technology Administration (RITA) têm trabalhado em parceria com a indústria automobilística para pesquisar a eficácia e a viabilidade de sistemas de conexão entre veículos, com o objetivo de prevenir acidentes. Os recursos podem alertar os motoristas para possíveis colisões ao se aproximar de um cruzamento, em mudanças de faixas e em pontos-cegos.

Pesquisa realizada pelos dois órgãos, entre agosto de 2011 e janeiro de 2012, nos EUA, com 688 motoristas que participaram de testes com veículos que já possuem essa tecnologia, mostra que a maioria esmagadora – 82%- dos motoristas gostaria de ter os recursos incluídos em seus veículos, e mais, acreditam que a tecnologia seria útil para melhorar a segurança do condutor.

Os estudos já comprovam que além de contribuir para a prevenção de acidentes, a tecnologia de conectividade entre veículos também pode reduzir os congestionamentos e aumentar a eficiência de consumo de combustível.

Oito grandes fabricantes de automóveis estão trabalhando em parceria com o Departamento americano, investindo em pesquisa: Ford, General Motors, Honda, Hyundai-Kia, Mercedes-Benz, Nissan, Toyota e Volkswagen

Por: Mariana Czerwonka

Nenhum comentário: