quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aprovado na Câmara projeto que amplia provas e dobra multa da Lei Seca

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A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira em votação simbólica, por unanimidade, o projeto de lei apresentado pelo deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que amplia o número de provas que podem ser usadas para constatar o estado de embriaguez do motorista condutor de veículo. A medida visa a aperfeiçoar a chamada Lei Seca, que trata da punição de motoristas que dirigem sob efeito de determinado nível de álcool no sangue.
 
O texto aprovado estabelece que podem ser usadas, para constar a embriaguez, provas testemunhais, exame clínico, imagens e gravações em vídeos. Pela lei atual, só podem ser aceitas como provas o teste do bafômetro e o exame de sangue. Ele também dobra a multa de quem dirigir sob efeito de álcool ou outras drogas que causam dependência. O valor da multa para quem dirigir sob influência de álcool, que hoje é R$ 957,70, passa para R$ 1.915,40.
 
A matéria foi aprovada na forma de substitutivo apresentado pelo deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) apresentado ao projeto de Hugo Leal. Caberá agora aos senadores discutirem e votar a ampliação de provas que podem ser usadas para constatar a embriaguez de motoristas. Se o texto for modificado, ele retornará para nova votação na Câmara.
 
A decisão de votar hoje a matéria foi tomada na semana passada, em reunião do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), com líderes partidários e com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Cidades, Agnaldo Ribeiro. Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou válidas apenas as provas de exame de sangue e de teste do bafômetro.
Outras modificações na Lei Seca para tornar mais rigorosas as punições para quem dirige sob efeito de álcool deverão ser votadas no próximo mês de junho, segundo o deputado Hugo Leal. Ele acredita que deverão ser aprovadas penas maiores para motoristas pegos dirigindo bêbado.
 
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Nove dicas revelam os cuidados no uso do airbag

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A partir de 1º de janeiro de 2014, os fabricantes de veículos nacionais e importados serão obrigados a ter air bags e sistema de freios ABS nos automóveis novos comercializados no mercado brasileiro. A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), que participou da Câmara de Segurança Veicular do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), teve papel importante na criação do decreto que regulamentou a introdução desses componentes no país.

A fim de esclarecer os consumidores sobre esses novos dispositivos, a Comissão Técnica de Segurança Veicular da entidade desenvolveu informativos explicando o funcionamento desses novs equipamentos de segurança.
Confira a seguir nove dicas sobre os cuidados e a operação do sistema publicadas pelo órgão.

1) O airbag é um dispositivo de segurança complementar ao cinto de segurança. O cinto garante a retenção necessária para que o airbag venha a atuar com eficácia, além de garantir a correta trajetória do ocupante na direção da bolsa de ar.
2) O airbag não é projetado para acionar em qualquer tipo de colisão. O parâmetro de controle de acionamento do airbag está associado à desaceleração do veículo, ao ângulo de colisão e ao risco de lesão grave ou fatal.
3) Devido à alta velocidade de acionamento, o airbag pode causar lesões graves ou fatais caso o ocupante não esteja em uma posição correta. Portanto, não dirija muito perto do volante; mantenha os braços posicionados na posição correta no volante; não posicione o banco muito próximo do painel de instrumentos e não fique com os pés em cima do painel.
4) Nunca deixe objetos no colo e/ou na boca, crianças e animais entre você e o airbag, pois no caso de acidente as lesões serão agravadas.
5) Nunca transporte crianças em regiões próximas ao airbag no banco, na cadeirinha ou no colo, pois no caso de acionamento, essas poderão sofrer ferimentos gravíssimos.
6) Não é necessário submeter o airbag a revisões periódicas. Entretanto, o sistema deve ser inspecionado por uma oficina autorizada se caso a lâmpada indicadora de anomalias no painel de instrumentos permaneça acesa após a partida do veículo, ou acenda durante a condução normal do veículo ou não acenda durante a partida.
7) O airbag não emite gases tóxicos e inflamáveis. O pó branco que se desprende durante a abertura é um talco utilizado para a sua lubrificação.
Após o acionamento, não há como recuperar o airbag. Portanto, o sistema deve ser revisto e as peças necessárias trocadas.
9) Leia atentamente o manual do proprietário do veículo para obter informações adicionais sobre o airbag do seu veículo.


Fonte: Trânsito Manaus

Clubinho Honda e Senninha em NA FAIXA

No vídeo educativo de hoje trataremos da faixa de pedestres. A animação nos mostra a importância do uso da faixa, sendo que os pedestres devem usá-la para travessias e os condutores respeitá-la, parando e aguardando a passagem dos pedestres. O vídeo faz parte de 6 animações que tratam de segurança no trânsito produzidas pela Honda, Instituto Ayrton Senna e TV Cultura.


Por: Almir Freitas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Número de mortes diárias em acidentes nas rodovias federais diminui 6% no feriado da Páscoa, diz PRF

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Durante o feriado de Páscoa, a Polícia Rodoviária Federal registrou entre quinta-feira (5) e domingo (8) uma redução média diária de 6% no número de mortes em acidentes nas rodovias federais de todo o país de todo o país, caindo de 31 em 2011 para 29,25 em 2012. Houve diminuição de 9% no número médio diário de acidentes de 703,6 para 642,2, de 2011 para 2012. Da mesma forma, houve queda de 14% no número da média diária de feridos de 444,6 em 2011 ante 381 em 2012.
A média diária foi utilizada para efeito comparativo pela polícia porque no feriado do ano passado a operação foi realizada durante cinco e não quatro dias como a deste ano. A colisão frontal continua sendo o tipo de acidente fatal mais comum, responsável por 33% das mortes, seguido por atropelamento com 13% e saída de pista com 10%. No total, em 2012, foram registrados 2.569 acidentes resultando em 1.524 feridos e 117 mortes. Em 2011, foram computados 3.518 acidentes, com 2.223 feridos e 1.555 mortos.
Entre os Estados, Minas Gerais –com a maior malha rodoviária do país– lidera o ranking com o maior número de acidentes (349), feridos (262) e mortes (19); seguido  por Paraná, com 333 acidentes, 199 feridos e 15 mortos; e Santa Catarina, com 297 acidentes, 174 feridos e 11 mortes. Na avaliação da Polícia Rodoviária Federal, o avanço da fiscalização, as campanhas de trânsito e a conscientização do próprio condutor contribuíram para a diminuição da violência nas rodovias neste feriado.
De acordo com a PRF, mais de 90% dos acidentes têm como causa direta a falha humana. “Ou seja a negligência, a imprudência ou imperícia do motorista. O excesso de velocidade, a ultrapassagem em locais proibidos, sem dúvida alguma, são frutos desta imprudência”, afirmou o assessor nacional de comunicação social da PRF, Fabiano Moreno.
Durante a Operação Semana Santa 2012, foram fiscalizados 90 mil veículos e aplicadas 33.267 multas, 14.233 testes de bafômetros foram feitos, dos quais 581 motoristas foram reprovados e, dentre estes, 231 foram presos em flagrante por apresentarem embriaguez ao volante.
Fonte: UOL

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Congresso fecha acordo para elevar multa por dirigir embriagado para R$ 1.900

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Na próxima quarta-feira (11), o Plenário da Câmara deve votar o projeto que muda a Lei Seca (11.705/08) e autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como meios de prova para confirmar a embriaguez de motoristas (PL 3559/12).

Além disso, a proposta dobra o valor da multa para quem dirigir embriagado, indo de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Também poderá ser punido quem estiver dirigindo sob efeito de outras substâncias que comprometam a capacidade psicomotora, mesmo que seja um medicamento. A votação é uma reação dos parlamentares à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do último dia 28, que considerou como prova de embriaguez apenas os resultados obtidos com bafômetro e exame de sangue.

O deputado paulista Edinho Araújo (PMDB), relator do projeto, vai apresentar substitutivo mantendo somente a ampliação das provas, que é consensual – outras questões tratadas pelo projeto, como aumento de pena e mudança nos índices de álcool no sangue, serão deixadas para um segundo momento. Será incluído no texto o enquadramento na Lei Seca de motorista que dirige sob efeito de outras substâncias psicoativas, legais ou ilegais.
Segundo o autor da proposta, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), as mudanças foram acordadas em reunião de líderes partidários nesta quarta-feira (4) pela manhã. O anúncio da inclusão do projeto na pauta do Plenário foi feito à tarde pelo presidente da Câmara, Marco Maia, após reunião com os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e José Eduardo Cardoso (Justiça).
Para Cardoso, as mudanças na Lei Seca vão viabilizar a punição de quem dirige sob efeito de álcool. O ministro ressaltou que o formato atual da lei torna impossível a punição, já que o motorista pode se negar a fazer o teste do bafômetro e o exame de sangue, mesmo que haja sinais evidentes de embriaguez. A lei considera crime dirigir sob concentração de álcool superior a 0,6 grama por litro de sangue. 

Frente Parlamentar  
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, o deputado Hugo Leal também é autor da proposta que deu origem à Lei Seca. Ele apresentou o PL 3559/12 no mesmo dia da decisão do STJ. O texto, construído com a ajuda de especialistas em trânsito, foi discutido com o Ministério da Justiça e com a Casa Civil da Presidência da República. 

Desde o início do ano, a Câmara vem discutindo a possibilidade de ampliar os meios de prova para crimes de trânsito, mas o debate estava concentrado no PL 2788/11, do Senado, que tramita em conjunto com mais 16 projetos. O texto ainda aguarda parecer na Comissão de Viação e Transportes. 

Fonte: Cenário MT

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Viagem segura: Motociclistas

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É cada vez mais comum viagens sobre duas rodas, os motociclistas se dizem apaixonados pela sensação de sentirem o vento no rosto, e pelo sentimento de liberdade que o passeio proporciona. Por outro lado, há quem adote a moto para viagens por necessidade. O que muitas vezes não se observa são os perigos aos quais os motociclistas se expõem ao pilotarem, de modo especial, em rodovias e durante longos deslocamentos. O DETRAN do Espírito Santo dá algumas dicas para motociclistas:

•    Use roupas claras e vestimentas de segurança (luvas, botas e jaqueta).
•    Use sempre e exija do passageiro o uso do capacete afivelado ao queixo e com a viseira abaixada.
•    Evite os pontos cegos de visão dos automóveis e, mesmo durante o dia, circule com o farol aceso, sinalizando sempre suas manobras.
•    Cuidado com os cruzamentos: sempre pare e olhe antes de passar. Ocupe adequadamente seu espaço nas ruas.
•    Preste atenção às condições da pista (areia, óleo, água, buraco, etc.) e a tudo que acontece à sua volta.
•    Não ande em ziguezague por entre os veículos em movimento e ultrapasse somente pela esquerda.
•    O corredor entre as filas de veículos não deve ser utilizado, pois a circulação no corredor enquanto os outros veículos estão em movimento aumenta muito o risco de colisão lateral principal causa de acidentes com motociclistas.
•    Transporte apenas um carona por vez e também usando capacete, lembrando que é proibido transportar crianças menores de sete anos. 
•    Fique sempre atendo à calibragem de pneus, especialmente em dias de chuva. E mantenha sempre os faróis acesos.
•    Nunca ultrapasse pela direita, não pare sobre a faixa de pedestres e não trafegue sobre calçadas ou canteiros.
•    Mantenha os equipamentos obrigatórios em bom estado, especialmente os retrovisores.


Por: Almir Freitas

Viagem segura: Veículos e documentação

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Antes de seguir em viagem é de suma importância à revisão do veículo, bem como tomar algumas precauções para garantir uma viagem tranquila.
Além de observar o estado de conservação do veículo é importante não sobrecarregá-lo com excesso de peso, para não comprometer a dirigibilidade do mesmo.  Abaixo o DETRAN do Espírito Santo lista alguns cuidados que devemos ter antes de iniciarmos viagem:

Alinhamento    
O serviço de alinhamento deve ser feito a cada 10 mil quilômetros. Entretanto, condições adversas como buracos ou pequenas colisões podem alterar o alinhamento do veículo, gerando falta de estabilidade, volante descentralizado, direção para algum lado e desgaste irregular de pneus.
 
Freios
Pastilhas, discos e tambor devem ser inspecionados e substituídos, se for o caso. É essencial verificar o nível do fluido de freio, que tem durabilidade de cerca de dois anos. Se o fluido não estiver dentro da validade, a frenagem fica comprometida.
 
Luzes
Certifique-se de que as luzes do veículo estão em dia. A multa para o condutor que circula com uma das lâmpadas queimadas, ou com defeito no sistema de iluminação, é de R$ 85,13, com perda de quatro pontos na CNH. Já transitar com o farol desregulado, com o facho de luz alta, de forma a perturbar a visão do motorista, é uma infração grave, e custa R$ 127,69 e o motorista perde cinco pontos.
 
Documentos obrigatórios
O licenciamento deve estar em dia e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem de estar válida. Caso o condutor seja flagrado dirigindo sem a CNH, será multado em R$ 53,20 e perderá três pontos na carteira. Se estiver com a CNH vencida há mais de 30 dias, o valor da multa é de R$ 191,54 e ele perderá sete pontos. No caso do veículo não estar devidamente licenciado, a multa é de R$ 127,69, com a perda de cinco pontos na CNH.
 
Ferramentas
É importante checar se todas as ferramentas obrigatórias estão no carro: macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. Também vale a pena ter outras ferramentas, como jogo de chaves fixas, chaves de fenda e lanterna. Além disso, o extintor de incêndio deve estar dentro do prazo de validade.


Por: Almir Freitas

Viagem segura: Transporte de Crianças

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O uso da cadeirinha já reduziu bastante o número de acidentes com crianças, assim, a utilização do dispositivo adequado para o transporte dos pequeninos é fundamental para garantir uma viagem segura para os mesmos.  Segue algumas dicas para o uso correto do dispositivo de retenção adequado para o transporte de crianças menores de 7 anos e meio: 

 •  Ajuste as tiras da cadeirinha de segurança ao tamanho da criança.
•    Bebês com até 1 ano ou 13 kg devem ser transportados em cadeirinhas colocadas no meio do banco de trás do carro, de costas para o motorista. A cadeirinha deve ainda ser presa com o cinto de segurança do veículo.
•    Crianças maiores de 1 ano e que pesem entre 13 e 18 kg devem ser transportadas em cadeirinhas colocadas de frente para o movimento. A cadeirinha deve ser colocada na posição vertical.
•    Crianças entre 4 e 7 anos devem usar assento de elevação, para ajustar a altura da criança ao cinto de segurança do veículo.
•    O cinto deve passar pelo meio do ombro da criança e no quadril, caso contrário, ela corre risco de ser sufocada em uma colisão.
•    A partir de 10 anos e com mais de 1,45 m a criança já pode ser transportada no banco da frente e usar o cinto de segurança do veículo.
•     Nunca leve uma criança no colo, a criança pode ser esmagada pelo peso do adulto em caso de acidente. 

Fonte: DETRAN-ES

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Viagem segura: Cuidados com pneus

Durante os feriados e períodos festivos aumentam o número de veículos nas rodovias, assim a possibilidade de acontecerem acidentes é elevada, exigindo deste modo, uma atenção redobrada por parte dos condutores. 

Além da atenção, e técnicas de condução defensiva, os condutores devem tomar alguns cuidados antes de seguir viagem. Uma das dicas é a verificação da validade dos pneus dos veículos, o que muitos não sabem é que eles possuem validade. Mesmo aparentando boas condições um pneu vencido pode causar problemas.
E como sabemos um equipamento com validade vencida não apresenta as condições que garantam o desempenho total de suas funções.

O vídeo abaixo, exibido no programa Auto Esporte da TV Globo, mostra como identificar a validade do pneu e a importância de mantê-lo dentro do prazo de validade: 


Além da validade é preciso ter atenção quanto à calibragem correta dos pneus, bem como a profundidade dos sulcos, ranhuras, que não devem possuir menos que 1,6 milímetros. Um pneu careca não possui aderência no asfalto, caso o asfalto esteja molhado poderá causar deslizamento, evento conhecido como aquaplanagem. Conduzir com pneus “carecas” além de perigoso é também passível de multa, no valor de R$ 127,69 e 5 pontos na habilitação do condutor.

Por: Almir Freitas

Dicas para uma viagem segura

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Uma viagem longa requer, sem dúvidas, uma atenção redobrada e uma série de medidas de segurança, além de boa disposição por parte do condutor, tendo o mesmo que estar bem descansado e atento.
Abaixo listamos algumas dicara para uma viagem segura:

•    Preferir sempre viajar de dia. É mais seguro.
•    Evitar conduzir em condições de baixa visibilidade.
•    Revisar o veículo antes de viajar. Verificar itens de segurança como: freio, óleo, faróis, lanterna, cinto de  segurança, alinhamento, balanceamento e pneus.
•    Consultar o Guia Rodoviário.
•    Redobre a atenção ao volante. Evite se distrair com músicas ou conversas.
•    Mantenha a calma, mesmo em situações difíceis.
•    Planejar itinerários, bem como paradas para estacionamento e descanso
•    Informar-se das condições locais, principalmente em feriados.
•    Não descuidar da sinalização.
•    Aos primeiros sinais de cansaço, parar em lugar seguro para relaxar.
•    Não parar na pista.
•    Não transitar no acostamento.
•    Parar no acostamento somente em emergências.
•    Manter velocidade compatível com o fluxo geral dos veículos.
•    Verificar os instrumentos do painel a intervalos regulares.
•    A qualquer indicação de mau funcionamento, não seguir em frente. Parar imediatamente para verificar.
•    Nos declives acentuados ou longos, jamais descer desengrenado. Usar sempre freio motor, utilizando para descer a mesma marcha que usaria para subir.
•    Seguir todos os demais procedimentos da Direção ou Pilotagem Defensiva.


Fonte: Portal do Trânsio

Projeto cria três categorias para habilitação de motociclistas

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Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3240/12, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que cria três subcategorias para a habilitação de motociclistas – as subcategorias A1, para motos de até 150cc; A2, para motos de até 400cc; e A3, para todas as motos, sem restrição de cilindrada. Atualmente existe apenas a categoria A.

O autor ressalta que o objetivo de sua proposta é aperfeiçoar o processo de habilitação de motociclistas e, consequentemente, reduzir os acidentes de trânsito, envolvendo motociletas e similares.

“É inadmissível que um jovem de 18 anos, com apenas 20 horas-aula de prática de direção realizadas fora das vias de tráfego normal, possa conduzir uma motocicleta com motor de mil cilindradas”, argumenta o deputado.
O autor cita dados do Ministério da Saúde para mostrar que os gastos com o atendimento de acidentados de motos e similares dobraram entre 2007 e 2010, alcançando R$ 180 milhões com 150 mil internações. A conta da Previdência com gastos de auxílio nesses casos chegou a R$ 8 bilhões, segundo ele.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: Agência Câmara de Notícias

terça-feira, 3 de abril de 2012

Clubinho Honda e Senninha em TRANSPORTE DE CRIANÇAS


A nova série de vídeos educativos que postaremos no blog é da Honda, do Instituto Ayrton Senna e da TV Cultura. A parceria entre as três instituições resultou em 6 animações em que, através dos personagens do Clubinho Honda e do Senninha, buscam mostrar a importância do respeito à sinalização e da educação no trânsito.

No primeiro vídeo será tratado da importância do uso do dispositivo adequado para o transporte das crianças menores de 7 anos e meio, a cadeirinha. O uso do equipamento reduziu em 41% o número de acidentes ocorridos com crianças até 10 anos em 2011, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).



Por: Almir Freitas

Diga-me que carro tens e eu te direi quem és!

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Bem mais do que a simples necessidade de locomoção, a aquisição de veículos, cada vez mais, é usada como meio de manter status. A especialista em trânsito Elaine Sizilo tece comentários sobre o assunto no texto abaixo:

Assistindo ao programa Café Filosófico da TV Cultura no último domingo à noite (25/03), tive o prazer de ver a brilhante palestra de Ricardo Guimarães com o seguinte tema: Dizer não ao consumo predatório – é possível? Inevitavelmente o tema me fez pensar no número descontrolado, incompatível e cada vez maior de veículos nas ruas brasileiras.

Seguindo o pensamento do próprio palestrante que usou o assunto como um dos seus exemplos, o “carro” próprio (ou ampliando para a realidade atual: os veículos automotores particulares) não tem mais a conotação almejada por Henry Ford de torná-lo unicamente um meio de locomoção mais ágil, que fosse acessível a qualquer pessoa. Apesar do marco que a Era Fordista foi para o mercado industrial, o que vale hoje na área automobilística é a tendência iniciada na época pela GM de que as pessoas querem (e sentem que precisam) mostrar mais sobre quem são através do próprio carro. Contando com isso, o marketing das grandes montadoras nos apresentam diariamente centenas de opções e combinações para que você possa ter um carro “com a sua cara”.

O desejo criado culturalmente de deixar aparente a própria personalidade, condição financeira ou posição profissional, extrapola agora o estilo de se vestir ou a forma de decorar a própria casa e se materializa na aquisição de um veículo automotor. Situação que só com essas justificativas já seria mais que atraente, se torna quase irresistível quando é aliada a facilidades econômicas de compra (como é o caso atualmente).
O resultado disso tudo? Todos nós presenciamos diariamente: ruas cada vez mais cheias de carros (parados), com condutores comprometendo mais da metade do seu orçamento com o veículo, para aparentar (na maioria das vezes) o que não são.

Fonte: Blog do Trânsito

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ministério das Cidades lança campanha de trânsito para Semana Santa

Foto: Rodrigo (Min. das Cidades)
Os feriados e períodos festivos são de grande movimentação nas rodovias, consequentemente há um grande número de acidentes também. Com o objetivo de conscientizar os condutores sobre segurança nas ultrapassagens, o Ministério das Cidades fará uma campanha nacional de trânsito no período de 02 a 08 de abril, período da Semana Santa.

A campanha será veiculada em comerciais de televisão e rádio, exibição de painéis, além de peças para internet. Possui como slogan: “você é responsável pela vida de quem vai e pela vida de quem vem”, objetiva alertar os condutores sobre os riscos de acidentes de trânsito, de forma especial, acidentes durante ultrapassagens, que de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram responsáveis pela morte de 2.685 pessoas em todo país no ano de 2011.

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Essa ação faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, que atende a um apelo feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim foi escolhida a Década de Ações para a Segurança no Trânsito de 2011 a 2020, em que se pretende reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito.



Por: Almir Freitas

domingo, 1 de abril de 2012

Você sabia?

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O Império Romano em meados do primeiro século antes de Cristo, já lidava com o congestionamento do tráfego em Roma, no qual, uma das primeiras medidas de Júlio César, foi banir o tráfego de “rodas”, durante o dia, no centro de Roma. Mais tarde, foi limitado o nº de carruagens que poderiam entrar na cidade..







Fonte:Você Sabia

Até que ponto o som alto pode interferir na condução do veículo?

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Ao comprar um veículo, um dos primeiros itens a serem instalados ou exigidos pelo proprietário é o som automotivo. Dirigir e ouvir som alto é comum entre os motoristas, mas você sabe até que ponto esse hábito pode interferir no trânsito?
Segundo a pedagoga especialista e consultora em educação de trânsito, Elaine Sizilo, conduzir ouvindo som alto pode ser muito perigoso. Segundo ela, esse hábito fere um dos cinco elementos da direção defensiva, que é a atenção.
“A falta de atenção provocada pelo som alto impede que o condutor ouça uma buzina de advertência do outro motorista, uma sirene de ambulância ou até mesmo um apito de uma autoridade do trânsito”, explica Elaine.

Influência dos ritmos
De acordo com a Elaine, o gênero musical pode influenciar na atitude do motorista.“Uma música agitada, como um rock, por exemplo, pode motivar o motorista a exercer mais velocidade. O motorista usa o veículo para expressar a euforia que a música transmite”, explica.
“A música em volume alto cria uma atmosfera à parte, como se o condutor estivesse na sala de sua casa, por exemplo, ou seja, ele sai daquele ambiente de trânsito e a atenção dele fica extremamente comprometida. Isso no trânsito é extremamente perigoso”, ressalta.

Volume ideal
O volume do som não deve interferir na audição dos sons externos ao veículo. Elaine explica que o volume ideal é o de uma pessoa conversando dentro do carro.
Para a especialista, o motorista deve usar o rádio para ouvir informações de trânsito, que podem causar menos estresse e agilizar sua vida.
Outra dica é escutar músicas agradáveis, que proporcionem ao motorista uma sensação de calma e que o ajudem a enfrentar o trânsito com mais paciência.

Falta de atenção
Segundo Elaine, muitos acidentes ocorrem pelo simples fato de o motorista mudar uma estação do rádio, procurar um CD ou pendrive.
“Estudos mostram que, ao tirar a atenção do volante por dois segundos, dependendo da velocidade do veículo, o carro pode andar 50 metros às cegas. Muitos acidentes são provocados por isso”.

O que diz a lei
Segundo o artigo 228 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar ouvindo som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo Contran (Conselho Nacional de Transito) é considerado infração grave, com multa de R$ 127 e acréscimo de cinco pontos na carteira de habilitação.
De acordo com o Contran, para caracterizar a infração, é preciso o uso de um aparelho específico para medição em distâncias pré-determinadas. Elaine ainda explica que, atualmente, é muito difícil caracterizar tal infração, devido à falta de aparelho de medição.

Fonte: InfoMoney

sábado, 31 de março de 2012

Quem faz o trânsito melhor é você Zé Tartaruga

No último vídeo da campanha de conscientização de trânsito da RIC Record e da agência 9mm, conheceremos Zé Tartaruga, um condutor que sempre conduz em velocidade inferior a exigida pela via, atrapalhando assim o fluxo de veículos. Os vídeos educativos trazem de forma ilustrativa algumas situações no trânsito, causando uma reflexão sobre a importância do respeito a sinalização e a boa convivência.


Por: Almir Freitas

Vagas especiais: respeitar é uma questão de cidadania

Quem vai ao shopping, supermercado ou ao centro da cidade já deve ter encontrado dificuldade para estacionar o veículo. O número crescente de carros aliado ao número reduzido de vagas tem feito muitos condutores procurarem alternativas para estacionar. E nem sempre da forma mais correta. Estacionam em calçada, canteiro central, a menos de cinco metros da esquina e o mais grave de tudo, estacionam em locais regulamentados para outro tipo de veículo, em especial vaga de portador de necessidades especiais.

Foto: João Paulo
A justificativa utilizada por esses condutores que estacionam de forma irregular seus veículos são as mais variadas. “Que é isso? Foi bem rapidinho!”, “seu guarda eu não vi nenhuma placa”,  “ já tem tanta vaga para deficiente, uma só não vai fazer falta”. Para esses condutores, absurdo maior do que tirar o direito de algum portador de necessidade especial estacionar nesses locais regulamentados, é serem penalizados pelo ato praticado.  Trancados em seu mundo de quatro rodas, esses indivíduos não percebem o mal que tal atitude pode gerar a uma pessoa que realmente necessite da vaga.

As pessoas com algum tipo de deficiência têm direito de interagir no meio social, para isso é necessário garantir a acessibilidade e, mais do que isso, respeito não só as leis estabelecidas como também a um cidadão que apenas quer exercer seu direito de ir e vir. Talvez esse seja o maior problema enfrentado por eles. Que conclusões pode-se tirar ao escutar um cidadão dizer que lugar de deficiente é em casa? No fundo, não consegue entender a natureza humana, o poder de superação, conquistar seu espaço vencendo as dificuldades. Essas barreiras enfrentadas diariamente por eles dificultam, mas não os impedem de continuarem na busca por dias melhores.

Por: João Paulo

sexta-feira, 30 de março de 2012

Simulador de pilotagem educa e aperfeiçoa motociclistas em Mossoró

Foto: João Paulo
O Centro Educacional de Trânsito da Honda de Mossoró está recebendo o SMART (Safe Motocyclist Awareness and Recognition Trainer), que é um simulador de pilotagem, tem como objetivo o treinamento e aperfeiçoamento de motociclistas. O SMART é uma tecnologia japonesa desenvolvida para a Honda, no Brasil existem três equipamentos apenas. O equipamento possibilita ao usuário uma posição semelhante à de conduzir uma motocicleta real visualizando em uma tela de computador os obstáculos e demais eventos do trânsito, tudo controlado com um guidão, pedais, machas e manetas de verdade.

Foto: João Paulo
É possível também a emissão de um relatório ao final do teste, em que há uma pontuação do desempenho sobre 8 aspectos diferentes, a avaliação pode ser de A a D sendo a primeira a de maior valor. Cada teste dura em torno 5 minutos e possui diferentes configurações como: dia, noite e nevoeiro, bem como 6 tipos de percursos diferentes.

De acordo com Ariclenes Lima, instrutor do SMART, o objetivo dessa ação é principalmente educar os motociclistas, uma vez que, a falta de atenção é um dos principais problemas detectados nos testes já realizados. O equipamento já visitou algumas empresas na cidade e ficará em Mossoró até o mês de abril. Os motociclistas do Departamento Fiscalização de Trânsito também foram submetidos ao teste, sendo uma continuidade do curso de aperfeiçoamento pelo qual os mesmos passaram no início do mês. Quem tiver interesse de conhecer ou de fazer um teste no simulador, pode procurar o Centro Educacional da Honda.


Por: Almir Freitas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Câmara votará projeto que retomará rigor da Lei Seca

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O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse nesta quinta-feira que a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de exigir o teste do bafômetro ou o exame de sangue para comprovar embriaguez só se sustentará enquanto a Casa não aprovar a lei de tolerância zero de álcool para os motoristas. Maia prevê que a proposta, aprovada pelos senadores em novembro, será aprovada nos próximos dias na Câmara, 'endurecendo as regras da Lei Seca'. 'Há um acordo entre todos os envolvidos (partidos), o que nos permite dizer que a votação acontecerá em breve', previu.

A Lei de Tolerância zero torna crime dirigir sob efeito de qualquer nível de concentração de álcool. A prova contra motoristas que se recusarem a soprar o bafômetro poderá ser feita por testemunhas, imagens ou vídeo ou por outro meio que indique a embriaguez. As penas contra os infratores serão de 6 a 12 anos, em caso de lesão corporal; e de 8 a 16 anos, no caso de morte. 'Nós vamos endurecer as regras e, ao mesmo tempo, aumentar as penalidades para quem comete qualquer tipo de delito e que tenha ingerido bebida alcoólica', afirmou Maia.

Na avaliação do deputado, a decisão do STJ demonstra a necessidade de apressar a votação da nova lei. 'Eu sou da opinião de que precisamos endurecer a posição de que quem comete um delito embriagado ou que comete qualquer tipo de crime utilizando bebidas alcoólicas acima do previsto na lei deve ter punições mais rigorosas e rígidas por parte do Estado', reiterou.

O presidente da Câmara dos Deputados disse que a decisão de liberar o consumo de bebidas no período da Copa das Confederações, em 2013 e da Copa do Mundo, em 2014, não tem ligação com a tolerância zero para os motoristas. 'Estamos falando da proibição daqueles que bebem de forma exagerada e saem para dirigir', alegou. Ele lembrou que a medida se estenderá, sim, ao torcedor que sair do estádio embriagado e for dirigir. 'Ele tem de ser punido', defendeu. 'É uma atitude irresponsável que não deve ser incentivada por ninguém, como já acontece em outros países', comparou.

Fonte: Estadão

quarta-feira, 28 de março de 2012

Quem faz o trânsito melhor é você Beto Costura

Dando continuidade a série de vídeos educativos da RIC Record e da Agência 9mm, conheceremos hoje Beto Costura, personagem que representa muitos motociclistas de Mossoró. O vídeo faz parte de uma série de 4 ilustrações com técnicas de 3D E 2D.



Por: Almir Freitas

Você sabia?

Imagem da Internet
O primeiro acidente de trânsito no Brasil foi obra do poeta Olavo Bilac, em 1897, no Rio de Janeiro, ele chocou-se em uma árvore.








Fonte: http://www.vocesabia.net/domesticas/curiosidades-do-transito/

terça-feira, 27 de março de 2012

SESUTRA promove palestras para conscientização do uso do Cartão do Idoso

Foto: Maribel
A Secretaria dos Serviços Urbanos através da GETRAN inicia no próximo dia 28/03 ciclo de palestras no CRAS-(Centro de Referencia de Assistência Social). Serão realizadas palestras com grupos de idosos, o objetivo da ação é esclarecer as dúvidas mais freqüentes quanto ao uso do Cartão do Idoso utilizado para estacionamento em vagas especiais. Segue o cronograma de palestras:

28/03 CRAS REDENÇÃO
29/09 CRAS BOM JESUS
04/04 CRAS SANTO ANTONIO
05/04 CRAS INDEPENDENCIA
10/04 CRAS ABOLIÇÃO IV
12/04 CRAS ALTO DE SÃO MANOEL
18/04 CRAS SUMARÉ

Como temos o dever de divulgar informações fica a dica aos leitores desse blog que são idosos ou deficientes ou que tem alguém próximo que precise desse documento:
•    Só tem Direito às vagas preferências quem é idoso ou tem necessidades especiais.
•    Elas estão estrategicamente localizadas para facilitar o acesso das pessoas.
•    Para ter o benefício assegurado é necessária uma credencial.
•    Procure a Gerencia Executiva de Trânsito, na rua Jerônimo Rosado, 181  Centro,  e faça uso consciente dos seus direitos.
•    A credencial é valida em todo o território nacional.   



Por: Maribel

SESUTRA desenvolve ação educativa nas escolas



Foto: Maribel
Em atenção a legislação de trânsito e a portaria nº18 GEED que, instituiu a obrigatoriedade do ensino de trânsito da Educação Infantil até o Ensino Fundamental,  a  Secretaria dos Serviços Urbanos, através da Gerência de Trânsito, está visitando as escolas do município com a finalidade de distribuir as “Diretrizes para Educação no Trânsito no Ensino Fundamental”. O documento propõe aos educadores algumas atividades que poderão ser trabalhadas na prática pedagógica, abordando além das normas de trânsito, um conteúdo voltado para o exercício da cidadania.

Na 1ª. etapa, que acontece de 23 a 27 de março, está sendo entregue o material nas escolas municipais urbanas. A previsão é que 32 estabelecimentos de ensino sejam visitados. A próxima fase contemplará 31 escolas do município localizadas na zona rural. A 3ª. etapa terá como público alvo as escolas estaduais, e o último passo será o atendimento as escolas da rede privada de ensino.

Alex Moacir, secretário dos Serviços Urbanos, explica que a pedagoga responsável pela distribuição está à disposição das escolas para orientações e palestras.  “Esta é mais uma das muitas ações educativas que promovemos para melhorar o trânsito em nossa cidade. Várias palestras já foram realizadas para diferentes faixas etárias e outras já estão agendadas. Pois só com educação poderemos melhorar a qualidade do trânsito de nossa cidade”, concluiu.

Por: Maribel

segunda-feira, 26 de março de 2012

Equipamento pode detectar adulteração do hodômetro

A adulteração da quilometragem do veículo é um golpe comum praticado por alguns vendedores de carros. Por isso é importante que o cliente fique atento e busque alternativas para verificar se a quilometragem marcada no painel do veiculo não foi adulterada. No programa Auto Esporte da TV Globo, exibido ontem, 25/03, foram apresentadas algumas dicas para identificar a possibilidade de alterações no hodômetro do veículo. Veja o vídeo: 
 


 


Por: João Paulo


Documento de licenciamento poderá vir com quilometragem do carro


Imagem da Internet
A quilometragem rodada pelo veículo poderá se tornar informação obrigatória do documento de licenciamento anual. Isto é o que prevê o PLC 112/2011, projeto a ser analisado na próxima reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), que ocorrerá na terça-feira (27), às 11h30.

Pelo texto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), os Detrans de todo o país deverão criar um campo específico para informar, no certificado de licenciamento expedido anualmente, a quilometragem rodada. A intenção do autor é conter a ação de proprietários desonestos que reduzem a quilometragem mostrada no hodômetro para facilitar a venda do veículo.

Essa informação, diz ainda o texto, deverá ser verificada e anotada na inspeção veicular periódica, prevista no artigo 104 do CTB, mas que ainda precisa ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Transito (Contran). Na inspeção, devem ser avaliadas as questões de segurança do veículo e de poluição sonora e atmosférica, e caso o projeto seja aprovado, também a quilometragem, sem ônus para o proprietário ou o erário.

O relator, senador Lauro Antonio (PR-SE), deu parecer favorável ao texto. A matéria ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde recebe decisão terminativa.

Fonte: Agência Senado

sábado, 24 de março de 2012

Quem faz o trânsito melhor é você Maria Apressadinha



No segundo vídeo de conscientização de trânsito da RIC Record e da Agência 9mm, apresentamos Maria Apressadinha. O vídeo faz parte de uma série de 4 ilustrações com técnicas de 3D E 2D.

Por: Almir Freitas

Fim da enquete sobre o projeto de lei que poderá tornar obrigatório o teste de bafômetro



Imagem da Internet
Finalizamos a enquete sobre o projeto de lei do deputado Jonas Donizette (PSB-SP). O Projeto de Lei 3.194/12 propõe que a emissão e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (C N H), seja condicionada a uma concordância prévia do condutor em fazer o teste do bafômetro bem como, testes periódicos que identifiquem a presença de álcool ou outras substâncias psicoativas no organismo.
Quanto à enquete, 82% dos respondentes foram favoráveis ao projeto e 17% contra, ao todo 40 pessoas votaram.
Atualmente o Projeto de Lei tramita por Comissões Especiais e ainda não há previsão de votação da matéria em plenária.
Certamente a constitucionalidade desse projeto será questionada, uma vez que, um dos problemas enfrentados pela fiscalização da Lei Seca é justamente a não obrigatoriedade do teste de bafômetro em virtude da previsão legal sobre não produzir provas contra si mesmo. Outro ponto a ser discutido seria a possibilidade de invasão da privacidade do condutor ao submeter-se aos exames e testes elencados no projeto.

Por: Almir Freitas