sábado, 31 de março de 2012

Vagas especiais: respeitar é uma questão de cidadania

Quem vai ao shopping, supermercado ou ao centro da cidade já deve ter encontrado dificuldade para estacionar o veículo. O número crescente de carros aliado ao número reduzido de vagas tem feito muitos condutores procurarem alternativas para estacionar. E nem sempre da forma mais correta. Estacionam em calçada, canteiro central, a menos de cinco metros da esquina e o mais grave de tudo, estacionam em locais regulamentados para outro tipo de veículo, em especial vaga de portador de necessidades especiais.

Foto: João Paulo
A justificativa utilizada por esses condutores que estacionam de forma irregular seus veículos são as mais variadas. “Que é isso? Foi bem rapidinho!”, “seu guarda eu não vi nenhuma placa”,  “ já tem tanta vaga para deficiente, uma só não vai fazer falta”. Para esses condutores, absurdo maior do que tirar o direito de algum portador de necessidade especial estacionar nesses locais regulamentados, é serem penalizados pelo ato praticado.  Trancados em seu mundo de quatro rodas, esses indivíduos não percebem o mal que tal atitude pode gerar a uma pessoa que realmente necessite da vaga.

As pessoas com algum tipo de deficiência têm direito de interagir no meio social, para isso é necessário garantir a acessibilidade e, mais do que isso, respeito não só as leis estabelecidas como também a um cidadão que apenas quer exercer seu direito de ir e vir. Talvez esse seja o maior problema enfrentado por eles. Que conclusões pode-se tirar ao escutar um cidadão dizer que lugar de deficiente é em casa? No fundo, não consegue entender a natureza humana, o poder de superação, conquistar seu espaço vencendo as dificuldades. Essas barreiras enfrentadas diariamente por eles dificultam, mas não os impedem de continuarem na busca por dias melhores.

Por: João Paulo

Um comentário:

Almir disse...

O trânsito é uma questão de convivência, o respeito a sinalização e ao direito dos demais usuários das vias, é fundamental para um convívio harmônico.