sexta-feira, 30 de março de 2012

Simulador de pilotagem educa e aperfeiçoa motociclistas em Mossoró

Foto: João Paulo
O Centro Educacional de Trânsito da Honda de Mossoró está recebendo o SMART (Safe Motocyclist Awareness and Recognition Trainer), que é um simulador de pilotagem, tem como objetivo o treinamento e aperfeiçoamento de motociclistas. O SMART é uma tecnologia japonesa desenvolvida para a Honda, no Brasil existem três equipamentos apenas. O equipamento possibilita ao usuário uma posição semelhante à de conduzir uma motocicleta real visualizando em uma tela de computador os obstáculos e demais eventos do trânsito, tudo controlado com um guidão, pedais, machas e manetas de verdade.

Foto: João Paulo
É possível também a emissão de um relatório ao final do teste, em que há uma pontuação do desempenho sobre 8 aspectos diferentes, a avaliação pode ser de A a D sendo a primeira a de maior valor. Cada teste dura em torno 5 minutos e possui diferentes configurações como: dia, noite e nevoeiro, bem como 6 tipos de percursos diferentes.

De acordo com Ariclenes Lima, instrutor do SMART, o objetivo dessa ação é principalmente educar os motociclistas, uma vez que, a falta de atenção é um dos principais problemas detectados nos testes já realizados. O equipamento já visitou algumas empresas na cidade e ficará em Mossoró até o mês de abril. Os motociclistas do Departamento Fiscalização de Trânsito também foram submetidos ao teste, sendo uma continuidade do curso de aperfeiçoamento pelo qual os mesmos passaram no início do mês. Quem tiver interesse de conhecer ou de fazer um teste no simulador, pode procurar o Centro Educacional da Honda.


Por: Almir Freitas

2 comentários:

Nadja Frederico disse...

Como não tem onde eu passar um email com minha dúvida eu coloco aqui para vÊ se alguém me dar uma respotas.. Desde quando Dono de Clinica pode anotar placa e dar para os agentes e os mesmo multa o carro sem estar presente?? Falo isso que fui multada pelo dono da clinica Uniodonto ele simplesmente tem um estacionamento pago no mesmo onde ninguém estar estacionado pelo valor alto que ele cobra então meu carro ficou parado com o motorista no volante em plena chuva ele viu a placa do carro anotou e passou para um agente e meu carro recebeu a multa, ontem 30/03 aconteceu o mesmo com um pai de aluno ele anotou a placa e ligou para o agente o mesmo veio e multou o rapaz. e ai a quem devo recorrer??

Trânsito Mossoroense disse...

Caro Pedal, o senhor pode tirar dúvidas, ou obter alguma orientação sobre o trabalho dos Agentes de Trânsito no Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT), Rua Jerônimo Rosado, 86 Centro.
A notificação do Agente só pode ser feita de forma presencial, já que no preenchimento do auto de infração algumas informações são obrigatórias, tais informações são verificadas no local da irregularidade. Dificilmente ao receber um telefonema o Agente fará a multa, pois poderá cometer sérios equívocos. Pode ter ocorrido uma denúncia de irregularidade de estacionamento, o agente foi até o local e lá identificando o fato e tendo a sinalização em perfeitas condições, o agente aplicou a penalidade. Se o estacionamento for particular o Agente não poderá realizar a notificação, a responsabilidade nesse caso é do proprietário do estabelecimento.
No caso da notificação já feita, o senhor tem o direito de recorrer procurando a Gerência de Trânsito também na Rua Jerônimo Rosado (prédio da SESUTRA).
Mais informações: DFT (84) 3315 5010 ou 153
SESUTRA (84) 3315 5061