sábado, 15 de maio de 2010

Agentes de trânsito Municipal terão treinamento

Prefeitura municipal de Mossoró disponibiliza treinamento para os Agentes de Trânsito, Segundo Chefe Luis, coordenador do curso, “este treinamento é de suma importância, pois além da capacitação dos novos agentes convocado, teremos uma requalificação dos agentes antigos”.

De acordo com o cronograma, o curso ofertara 85 vagas, sendo dividido em duas turmas. Dessa forma, não deixará de ter agentes na rua. Após a conclusão da primeira, a segunda turma passará pelo mesmo treinamento.

No total serão 194horas/aula, previsto para 3 semanas. O curso será ministrado pela empresa INETEC (Instituto Nacional de Tecnologia Educação e Cultura), do Estado do Ceará.

A grade curricular compreende em 10 disciplinas:
Aspectos legais dos procedimentos do Agente de Trânsito – alguns pontos: Princípio Constitucional da Administração Pública; PAD e sindicância Administrativa; Sanções; Deveres e Proibições do Servidor Público Municipal.

Fiscalização de trânsito – Agente de trânsito: funções e requisitos; presença ostensiva; operação de trânsito; operação programada.
Condução operacional – elementos da condução operacional; mecânica básica; técnicas de condução.
Educação para o trânsito – aspectos legais; Constituição Federal e Código de Trânsito Brasileiro.

Salvamento – primeiros socorros; aspectos legais do socorro; biossegurança direcionada para o ambiente pré-hospitalar básico.
Técnicas de defesa pessoal – técnicas de contenção, imobilização e condução; quedas e rolamentos.
Direitos humanos e cidadania – direito, sua concepção e função; direitos humanos.

Linguagem e comunicação – o uso da linguagem como meio de expressão e de comunicação.
Relações humanas e atendimento ao cidadão – autoconhecimento, motivação, personalidade.
Padronização de movimento – treinamento e uniformização de movimentos em grupo.

Com o termino do treinamento, os Agentes receberão o certificado de conclusão do curso, e já estarão aptos a desempenharem suas funções.


Por: João Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse treinamento será muito importante, pois avalio tualmente que os agentes de trânsito de Mossoró, em sua grande maioria, não possui o preparo necessário para estar atuando em nosso município. Além de conhecimentos relacionados a legislação de trãnsito os agentes devem possuir bom senso em sua atuação em Mossoró, uma vez que, os mesmos querem cobrar dos motoristas uma conduta perfeita no trânsito. mas esquecem que a malha viária de Mossoró não oferece condições para tanto. Em especial, posso citar a questão de estacionamento na nossa cidade. esta acontecendo um verdadeiro festival de multas de estacionamento proibido em nossa cidade, tudo isto em detrimento do bolso do cidadão que já possui uma garga tributária de 40% em nosso país. Sei que a população somente irá cultivar educação no trânsito, quando começar a pesar financeiramente, contudo entendo que é preciso compreenssão também por parte dos agentes de que as ruas de Mossoró não oferecem as condições para o que eles estão cobrando.