sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entrevista com o Inspetor Medeiros



"A população irá perceber
mais Agentes nas ruas e,
com certeza serão adquiridas
novas técnicas de fiscalização.”







Em uma conversa descontraída, o Agente de trânsito Pietro Medeiros, de 26 anos, que ocupa hoje o cargo de Inspetor fala, para a equipe do blog, um pouco sobre o trabalho dos Agentes de trânsito e suas expectativas em relação ao curso de formação.
T.M- Trânsito Mossoroense
P.M – Pietro Medeiros
T.M- Vocês estão participando do curso de formação, isso significa dizer que os Agentes estavam despreparados na rua?

P.M.- De maneira alguma, em qualquer profissão existe sempre a necessidade do profissional está se aperfeiçoando, o curso de formação vêm, justamente, trazer mais conhecimentos e mais preparo para os Agentes. Para os que já atuavam o curso é de aperfeiçoamento, para os novatos um curso de capacitação.

TM- Quantos Agentes estão participando do curso? Têm Agentes trabalhando nas ruas durante o curso?

P.M.- Estão participando do curso 38 Agentes, pois o grupo foi dividido em duas partes, tendo 20 agentes trabalhando diariamente para que a população não fique desassistida. No total contamos com 67 Agentes.

T.M- Como você definiria o grupo dos Agentes de Trânsito no curso de formação? E a equipe que está ministrando o curso?

P.M.-Os agentes estão se empenhando bastante, sabem da importância do curso tanto para a vida profissional, como também pessoal. Com relação aos instrutores, são muito capacitados, fazem parte do setor de treinamento da PRF, estão passando todo o conhecimento e técnicas necessárias para a função. E sem dúvida, quem vai sair ganhando é a população.

TM- Você acredita que ao termino do treinamento, a população irá perceber a mudança nos trabalhos?
P.M.- Sim, a população irá perceber mais Agentes nas ruas, os serviços de boletim de ocorrência de trânsito será implementado e com certeza serão adquiridas novas técnicas de fiscalização.

T.M - E como funciona esse boletim de ocorrência?

P.M- depois de ocorrido um acidente de trânsito, sem vítima fatal, o Agente de Trânsito ao chegar ao local, preencherá o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT) com informações do acidente, que será disponibilizado ao(s) condutor(es) caso este venha a necessitar. Já em caso de acidente com vítima fatal, além do BOAT será necessário fazer a perícia pela Polícia Civil ou ITEP.

T.M- Sabemos que havia uma carência na fiscalização no trânsito na nossa cidade, na sua opinião, esse foi um fator determinante para que ocorressem vários problemas com os Agentes na rua?

P.M- Percebemos que a população não estava acostumada com a fiscalização. Passamos 4 meses trabalhando, somente, com a educação para o trânsito, quando, além da educação, foi implantado a notificação, a população não se adaptou.

T.M- A expectativa é que a primeira turma se forme antes do inicio das festas juninas, você acredita que a operação realizada, esse ano, pelos Agentes no Mossoró Cidade Junina, será diferente da operação realizada no ano passado?

P.M- Com certeza será diferente, fizemos uma avaliação e detectamos alguns erros, aquele foi nosso primeiro contato com o trânsito. No projeto desse ano, tem algumas mudanças que, sem dúvida, irá melhorar o fluxo de veículos na região, com mais acessibilidade e proporcionando maior segurança para os freqüentadores do evento.


T.M- Em relação à blitz, existe alguma restrição para a realização desse procedimento? Ou é competência somente da Polícia?

P.M- Uma das atribuições do Agente de Trânsito é a fiscalização, diante disso a blitz acaba sendo uma consequência. E, através do convênio já firmado com o DETRAN, o Agente pode fazer todos os procedimentos de competência do Estado. No entanto, esse tipo de operação terá, de preferência, o apoio da Polícia Militar, pois o ponto mais importante é a segurança da equipe.


T.M- Poderia adiantar qual a próxima operação ou dizer com que frequência ela ocorrerá?

P.M- Daremos continuidade a fiscalização dos táxis clandestinos, e, também, a operação legalidade, voltada para os moto-taxistas irregulares. A expectativa é que sejam intensificadas essas fiscalizações. Outra mega operação é a do Mossoró cidade junina. As demais operações serão de acordo com a demanda.


Por: João Paulo





2 comentários:

João Bosco disse...

Muito boa a entrevista, esperamos que o serviço continue sendo bem prestado e a cada dia que vc´s sejam mais capacitados...

boa sorte!!!

Felipe Coelho disse...

parabéns pela matéria, agora so resta aplicar o que aprenderam... estão de parabéns