sexta-feira, 23 de março de 2012

Mossoró: uma cidade sobre duas rodas

Foto: Marcos Pereira
Mossoró recentemente foi destaque na mídia nacional em virtude da grande quantidade de motocicletas, sendo assim, nossa cidade foi apontada como tendo a maior frota proporcional, em que, um em cada quatro moradores é motociclista.
O número de motos vêm aumentando de forma rápida, de 2001 à 2011 a frota teve um aumento de 204% segundo dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Hoje, 23 de março de 2012, existem 43.231 motocicletas e 11.112 motonetas de um total de 110.808 veículos na cidade de Mossoró (DETRAN-RN). Importante distinguir motocicleta de motoneta, no anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a primeira refere-se ao veículo no qual o piloto conduz montado e o segundo, sentado.
O aumento do número de motos é preocupante, uma vez que, esses condutores acabam sendo mais vulneráveis a acidentes devido à estrutura do veículo. No Brasil em 2011, 32% das vítimas indenizadas por morte e 72% por invalidez permanente eram motociclistas, segundo informações da Seguradora Líder que administra o Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).  No Rio Grande do Norte, dados de 2008 mostram que das 463 vítimas fatais 168 foram motociclistas.
Foto: Marcos Pereira
O aumento do número de motos pode estar relacionado à facilidade de financiamento para aquisição, a necessidade de deslocamento devido à ineficiência do transporte público, a rapidez do veículo nos centros urbanos, economia, facilidade de estacionamento, dentre outros. Independente da causa é importante que sejam direcionadas ações para conscientização do uso desse veículo. O motociclista fica bastante exposto ao pilotar, qualquer acidente, pequeno que seja, pode causar algum tipo de dano físico ao motociclista dentre outros transtornos. É fundamental que os motociclistas tenham consciências dos riscos em conduzir esse tipo de veículo e leve isso em consideração no momento da pilotagem. Assim, é preciso que junto com o aumento da frota venha também aumento da consciência dos condutores. Uso de equipamentos de segurança, respeito à sinalização e aos demais atores do trânsito, são fundamentais para diminuir os acidentes e consequentemente o número de mortalidade no trânsito. Cabe também aos órgãos de trânsito fiscalizar, educar e propor ações para minimizar o impacto do aumento da frota de veículos.

 Por: Almir Freitas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Das Normas Gerais de Circulação e Conduta


Imagem da Internet
Art. 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

Parágrafo único. A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

Parada: imobilização do veiculo com finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ao desembarque de passageiros.
Estacionamento: imobilização do veiculo por tempo superior ao necessário para o embarque e desembarque de passageiros.



Nota do Blog:

Um dos maiores problemas enfrentados pelos condutores está relacionado à falta de estacionamento no centro da cidade, por tal motivo muitos acabam desrespeitando as leis e estacionando o veículo de forma irregular.  A placa que proíbe o estacionamento permite o embarque e/ou desembarque de passageiros, sendo este realizado paralelo ao meio fio da calçada.  Mas é muito comum encontrarmos carros estacionados nesses locais, e geralmente tem como consequência  congestionamentos na via. Então fica o alerta aos condutores, estacionar somente em local apropriado.

Quem faz o trânsito melhor é você João Barbeiro


Com o objetivo de atingir também o público infanto-juvenil iremos postar uma série de vídeos educativos. Serão quatro vídeos de 30 segundos que abordam questões do trânsito de maneira divertida e didática.

O vídeo foi produzido pela  agência 9mm que assina a campanha institucional de conscientização de trânsito da RIC Record. Os personagens principais Beto Costura, Maria Apressadinha, João Barbeiro e Zé Tartaruga mostram aos condutores de veículos e pedestres a importância de obedecer à sinalização de trânsito.




Por: João Paulo

quarta-feira, 21 de março de 2012

Licitação para concessão da Zona Azul de Mossoró foi cancelada


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Prevista para ser realizada no dia 19/03 do corrente ano, a licitação do tipo Concorrência Pública nº 002/2012 SESUTRA/GETRAN cujo objeto seria a Concessão Onerosa dos serviços técnicos de implantação, operação, manutenção e gerenciamento do sistema de estacionamento rotativo pago de veículos nas vias e logradouros públicos do Município de Mossoró, mais conhecido no Brasil como Zona Azul foi cancelada, o aviso de cancelamento foi publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) da sexta-feira dia 16/03, edição nº 138, a justificativa apresentada pela Prefeitura Municipal de Mossoró para o cancelamento foi a ausência de uma lei municipal que regulamente a concessão. A implantação deste tipo serviço está elencado no Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró (PMUM) com uma das alternativas para amenizar a falta de estacionamento nas ruas do centro da cidade, o problema é um dos mais reclamados pelos condutores que diariamente utilizam as vias da nossa cidade, com a implantação da Zona Azul espera-se um aumento na rotatividade de vagas de estacionamentos, bem como a diminuição de infrações cometidas principalmente pela falta de estacionamento, tais como: o estacionamento em fila dupla, estacionamento que impede a movimentação dos demais veículos na via, entre outras.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a utilização deste dispositivo através do artigo 24, inciso X, que estabelece a competência dos órgãos e entidades executivas de trânsito municipais pela instalação, manutenção e operacionalização do sistema de estacionamento pago nas vias públicas. O artigo 181 do CTB estabelece ainda a infração e a penalidade a ser imposta ao infrator das normas da Zona Azul.

Ainda sem uma nova data para realização da licitação, os interessados em mais informações devem procurar a Prefeitura Municipal de Mossoró, Diretoria Executiva de Compras, Comissão Permanente de Licitação 1, com sede a rua Idalino de Oliveira,nº106,1ºandar – Centro – Mossoró – RN, ou através do fone/fax: (84) 3315– 4889, e-mail: decom@prefeiturademossoro.com.br e cpl1@prefeiturademossoro.com.br.

Por: Marcos Pessoa

terça-feira, 20 de março de 2012

Saiba como evitar colisões com animais


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 Uma situação muito comum em rodovias do interior pode terminar em tragédia se alguns cuidados não forem tomados. Animais soltos podem ser a causa de muitos acidentes fatais no país. Em Minas Gerais, por exemplo, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o atropelamento de animais está em segundo lugar na lista de acidentes.

Segundo Elaine Sizilo, especialista e consultora do Portal do Trânsito, a obrigação de manter o animal preso é do proprietário. “A responsabilidade de manter os animais presos, em local seguro, é diretamente do proprietário. Ele poderá e deverá ser acionado judicialmente pelas vítimas de acidentes”, afirma Sizilo.

Muitos condutores não sabem que choques com animais, mesmo os de pequeno porte, sempre trazem consequências graves. Dependendo da velocidade, bater em um cachorro de porte médio poderá desestabilizar completamente o veículo, gerando um acidente de grandes proporções. “Animais de grande porte, como cavalos e vacas, têm o centro de gravidade a mais de um metro do chão e possuem grande massa corpórea. Em caso de colisão, o impacto ocorrerá na altura do para-brisa do automóvel, e o animal acabará atingindo os ocupantes do veículo”, explica a consultora. 

Cuidados 
Segundo especialistas, é importante diminuir a velocidade assim que avistar o animal, além disso, evitar buzinar para não assustá-lo. “Quando o condutor está passando por regiões de fazendas ou locais abertos, é necessário redobrar a atenção”, diz Sizilo. Em casos de automóveis, outro cuidado indispensável é fechar os vidros. Em motos, nunca tentar chutar o animal. O motociclista deve ficar atento na trajetória do veículo e não ao animal. “Para os motociclistas, esse tipo de acidente geralmente é fatal, por isso os cuidados devem ser redobrados”, conclui a especialista.

Fonte: Portal do Trânsito


Nota do Blog
Em nossa região também passamos por esse problema. É comum avistarmos pelas ruas de nossa cidade ou pelas rodovias animais soltos, causando assim transtornos para a população. Nas vias municipais, a responsabilidade para o recolhimento dos animais na rua é da Secretaria dos Serviços Urbanos Trânsito e Transportes (SESUTRA), segundo informações da secretaria foram recolhidos 28 animais em fevereiro de 2012. Nas rodovias federais compete a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fazer o recolhimento. De acordo com dados da 4ª Delegacia da 15ª SRPRF (Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal) – Mossoró-RN, foram retirados das rodovias 966 animais durante o ano de 2011. Nossa região apresenta grande quantidade de jumentos, como são animais sem valor, são comumente encontrados pelas vias, diante disso, alguns órgãos estão se reunindo para viabilizar uma solução para reduzir a quantidade desses animais, nos informa o Inspetor Iatamir da PRF.

Gerenciando conflitos no trânsito

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Intolerância, agressividade, falta de educação, falta de respeito, são exemplos negativos de alguns condutores que por vezes assumem uma postura inadequada no trânsito. A competitividade, a briga por espaços, o estresse do dia a dia, são fatores determinantes que colocam o condutor numa situação conflituosa a ponto de ameaçar, agredir, ou matar, cada condutor age conforme sua visão de mundo acompanhado pelo grau de personalidade. 

A cada dia, observa-se nos meios de comunicação inúmeros casos de violência gratuita no trânsito, em geral nas grandes cidades. Na cidade de São Paulo a Polícia Militar registra por dia uma média de 70 ligações relacionadas a brigas no trânsito, sendo 20 delas com agressões físicas. No entanto, não é preciso ir muito longe para visualizar inúmeros conflitos, hoje, as pequenas cidades já apresentam um quadro preocupante desse tipo de violência. Alguns estudos apontam que os homens lideram os casos de brutalidade,  isso ocorre, de acordo com alguns especialistas, devido ao comportamento do homem de visualizar o carro como a extensão de sua masculinidade, não aceitando, assim, qualquer ato que possa afetar sua honra. Uma fechada de outro veículo, uma buzinada ou um pequeno acidente, já seriam suficientes para que o condutor saísse do seu equilíbrio mental.       
  
Para muitos, a própria dinâmica do trânsito e seus fatores de risco possibilitam a ocorrência desses eventos, é como se os problemas gerados no trânsito aflorassem a raiva contida no condutor, o acumulo de estresse, os problemas no trabalho e os problemas na família vêm à tona repentinamente, passando a agir com certa intolerância quando numa situação conflitante no trânsito e poderá produzir qualquer resultado contra aquele que o ameaça.

Há quem defenda que a violência no trânsito já caminha para ser um problema de saúde pública, não dá para analisar a violência levando em consideração apenas os problemas decorrentes do trânsito, é necessário verificar de uma forma mais ampla os geradores desses conflitos. O fator econômico, político, social, sexo e raça podem influenciar de forma significativa esses fenômenos. 

O que fazer então para não se envolver nesses conflitos? Como agir diante de uma situação em que o outro condutor está disposto a te agredir?  Para o escritor alemão EckhartTolleem em seu livro “O Poder do Agora”, a melhor forma de sair de uma situação conflituosa é respirar bem fundo.  “Observe atentamente a sua respiração, sinta o abdômen inflar e contrair-se levemente, a cada inspiração e expiração. Mas como tudo é uma questão de escolha, o condutor tem sempre a opção de solucionar o problema da melhor forma possível. A paciência, cordialidade, flexibilidade, respeito e humildade são exemplos de boas maneiras e quando usadas farão a diferença. É o que afirma a especialista em trânsito Elaine Sizilo, “Alguns valores são fundamentais para que os cidadãos mantenham a calma no trânsito e possam dessa maneira evitar brigas, discussões e até acidentes”.

Por: João Paulo

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pressão de amigos é responsável por maior parte dos acidentes de trânsito com jovens nos EUA – comprova estudo

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 Estudo do Hospital de Crianças e Adolescentes da Philadelphia comprovou que a maior parte dos acidentes de trânsito com jovens ao volante nos EUA foi causado por pressão de amigos ou namorados. A pesquisa analisou informações armazenadas de 677 adolescentes que estiveram envolvidos em graves acidentes enquanto estavam dirigindo. 

Ficou provado, segundo o estudo, que jovens do sexo masculino ou feminino estão propensos à mesma carga de distração logo antes do acidente. 71% dos jovens do sexo masculino disseram que eles foram distraídos por seus passageiros, enquanto apenas 47% das meninas admitiram o mesmo motivo. Nos EUA, os adolescentes podem tirar sua habilitação já aos 16 anos e não apenas com 18.

Fonte: Montes Claros

Veículos receberão chip de identificação ainda este ano


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Em 2009 o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN - publicou a Resolução de n° 338 que deu nova redação à Resolução n° 212/2006 que dispõe sobre a implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos - SINIAV.  

O sistema terá abrangência nacional, todos os veículos deverão ser identificados e monitorados em todo o território nacional. Através do chip serão emitidas informações sobre o veículo que serão captadas pelas antenas instaladas em pontos estratégicos de circulação e repassadas para o Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN - e Departamentos Estaduais de Trânsito - DETRAN´s, podendo ainda serem repassadas para a polícia, se necessário. De acordo com o DENATRAN, o uso do sistema servirá para que haja um planejamento mais eficaz de ações de combate a roubo e furto de veículos e cargas, facilitará também a identificação e prevenção de clonagem de veículos, fará um levantamento imediato de informações sobre licenciamento, multas e Imposto sobre Veículos Automotores – IPVA - e auxiliará na gestão de controle de tráfego.

A previsão para início do funcionamento do SINIAV é para julho deste ano, apesar da publicação da resolução em 2009, somente agora será dado início ao processo de implantação, o motivo da demora está, principalmente, na polêmica causada pela possibilidade de invasão da privacidade dos condutores ao registrar suas informações de deslocamento, assim o regulamento sofreu alterações: as informações dos veículos sem irregularidades serão apagadas a cada dez dias, já os que possuírem pendências terão os registros mantidos até a regularização. Outra polêmica que gira em torno da implantação do sistema é sobre o custo de implantação, de acordo com o diretor do DANATRAN, Alfredo Perez, cada estado decidirá sobre o custeio, na opinião dele alguns estados possuem estrutura para não cobrar dos usuários.

 A obrigatoriedade do chip não será apenas para carros, receberão o dispositivo, também, motos, ônibus, caminhões, tratores e veículos especiais. Uma parte do equipamento de identificação será de informações em que apenas o DENATRAN e os DETRAN´s terão acesso, a outra parte poderá ser personalizada por município, podendo ser usada para controle de vagas de estacionamento dentre outros fins.

Os condutores que não possuírem o chip até junho de 2014 serão enquadrados no artigo 237 do CTB com infração grave, 5 pontos na carteira e multa no valor de R$ 127,69.

Por: Almir Freitas

sábado, 17 de março de 2012

Curiosidades

Nas grandes cidades, somente 30% dos deslocamentos são feitos a pé.
Isso contribui para o agravamento da obesidade da população e para a degradação do meio ambiente.

Fonte: DENATRAN- 2010

sexta-feira, 16 de março de 2012

Operação denominada “Passeio Livre” tem resultados satisfatórios

Diariamente, o departamento de fiscalização de trânsito recebia denúncias de pedestres que não conseguiam transitar pela calçada devido a grande quantidade de veículos estacionados. Por tal motivo, em novembro de 2011, o Grupo de Operações de Trânsito (GOT) iniciou uma operação denominada “Passeio Livre”, o objetivo era fiscalizar esse tipo de infração. A fiscalização ocorria periodicamente, 35 ruas da cidade eram fiscalizadas, um total de 40 km percorridos, e uma média de 30 notificações realizadas por mês.

Ao contrário do que muitos pensam a realização da notificação não é um fator determinante no que diz respeito à regularização da infração cometida. Em certos momentos, a orientação se mostrou bastante eficaz. Por outro lado, os veículos que permaneciam estacionados de forma irregular eram notificados. Analisando a quantidade de irregularidade, e o número de ruas fiscalizadas pode-se chegar à conclusão que a quantidade de autuações é relativamente baixa.

Após alguns meses de fiscalização, pode-se observar resultados significativos, antes da fiscalização era possível visualizar vários veículos estacionados na calçada, hoje, nesses locais fiscalizados, apresentam uma realidade diferente. Observe nas imagens abaixo:
























Por: João Paulo

Processo licitatório para o Sistema de Transporte Público de Mossoró tem nova data para ser realizado

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A Licitação nº 001/2012 SESUTRA/GETRAN que trata da concessão de operação do Serviço de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Município de Mossoró/RN prevista para ser realizada ontem (15/03) foi remarcada para o mês de abril deste ano, mais precisamente para o dia 16, às 08:00 horas do referido mês, o motivo do adiamento não foi informado pela Prefeitura Municipal de Mossoró. 

O Edital com as especificações e detalhes do processo de licitação encontra-se à disposição dos interessados na sede da Diretoria Executiva de Compras na sala de Licitações da Comissão Permanente de Licitação, localizada a Rua Idalino de Oliveira, 106, 1º andar – Centro - Mossoró-RN. A licitação é uma das etapas do Plano de Mobilidade Urbana do município e também faz parte de uma série de exigências do Ministério Público do Estado do Rio Grande Norte, que através da Recomendação nº 10/2010 – da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró – Defesa do Patrimônio Público, norteiam as diretrizes básicas do processo licitatório, entre elas estão a climatização e o acesso pleno aos portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. 

Por: Marcos Pessoa

Refletindo...

 
Rua da Passagem - Trânsito (Lenine)

Os curiosos atrapalham o trânsito
Gentileza é fundamental
Não adianta esquentar a cabeça
Não precisa avançar no sinal
Dando seta pra mudar de pista
Ou pra entrar na transversal
Pisca alerta pra encostar na guia
Pára brisa para o temporal
Já buzinou, espere, não insista,
Desencoste o seu do meu metal
Devagar pra contemplar a vista
Menos peso do pé no pedal
Não se deve atropelar um cachorro
Nem qualquer outro animal
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Motoqueiro caminhão pedestre
Carro importado carro nacional
Mas tem que dirigir direito
Para não congestionar o local
Tanto faz você chegar primeiro
O primeiro foi seu ancestral
É melhor você chegar inteiro
Com seu venoso e seu arterial
A cidade é tanto do mendigo
Quanto do policial
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Travesti trabalhador turista
Solitário família casal
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Sem ter medo de andar na rua
Porque a rua é o seu quintal
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Boa noite, tudo bem, bom dia,
Gentileza é fundamental
Pisca alerta pra encostar na guia
Com licença, obrigado, até logo, tiau.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Chega de Acidentes!

A partir de hoje, estaremos disponibilizando aos leitores um contador que estipula o número de vítimas fatais e não fatais de acidentes de trânsito no país.

O Contador faz parte de um movimento chamado “Chega de Acidentes!”, lançado em 18 de setembro de 2009, por entidades com um histórico de lutas em prol da segurança no trânsito brasileiro. Tem como objetivo reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade em prol da elaboração e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária, com metas ambiciosas e  prazos de redução de vítimas de acidentes, visando a um trânsito mais seguro no País.

O contador ficará disponível na lateral do blog. Para Mais informações, click na imagem.
Por: João Paulo








GETRAN está emitindo Cartão do Idoso para uso de vagas especiais


Foto: Maribel
A secretaria SESUTRA através da Gerência Executiva de Trânsito está disponibilizando desde o dia 01 de março de 2012 o Cartão Idoso. É uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos ou por quem os transportem, nas vias públicas, em vagas especiais devidamente sinalizadas. Não necessariamente o idoso precisa ser o motorista para usar a vaga, basta que ele esteja sendo transportado no veículo.

A medida está em conformidade com a resolução 303 do CONTRAN de 18 Dezembro de 2008, Dispõe sobre as vagas de estacionamento de veículos destinadas exclusivamente às pessoas idosas, onde estabelece a obrigatoriedade,  em locais públicos e privados, 5% das vagas para estacionamento de  idosos.

Foto: Maribel
Ao estacionar o carro na vaga especial, o motorista deve deixar o Cartão do Idoso sobre o painel do veículo de forma visível e com a frente voltada para cima. Para que na ausência do condutor o veículo possa ser identificado pelos agentes de trânsito como sendo de uma pessoa que legalmente poderá usar a vaga, por tal motivo a carteira deverá estar sempre visível.


Para obter o cartão o solicitante pode dirigir-se diretamente a Gerencia Executiva de Trânsito na Rua Jerônimo Rosado, 181 Centro de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, levando a cópia simples dos seguintes documentos:

- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Cédula de Identidade (RG)
- Comprovante de residência

O Cartão poderá ser solicitado por representante legal, devidamente comprovado. Nesse caso, além dos documentos do idoso, acima relacionados, o representante deverá trazer cópia simples do seu RG e da Representação Legal.

A obtenção do Cartão Idoso é totalmente gratuita, tem validade de um ano e pode ser utilizado em todo território nacional.



Por: Maribel Oliveira

Prefeitura realiza Licitação para regularização do Sistema Público de Transportes Coletivos

Imagem da Internet

Está prevista para hoje quinta-feira (15/03) a realização da Licitação nº 001/2012 SESUTRA/GETRAN que tem como objetivo a destinação da operação do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros, onde será concedida pelo município a empresa vencedora da licitação a outorga do tipo concessão.

A licitação é do tipo concorrência, sendo a empresa vencedora aquela que apresentar a proposta de menor tarifa aliada com a melhor técnica na prestação do serviço à população, sendo mais uma das medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de Mossoró na implantação do Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró (PMUM) e também é uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, onde o Promotor de Justiça José Hercy Ponte de Alencar, afirma que desde a década de 60 a concessão do serviço público de transporte coletivo em Mossoró vem sendo ofertado a empresas particulares através de decretos municipais repetitivos, sem o devido procedimento licitatório previsto na Lei 8.666/93.

O plano foi elaborado pela empresa Start Pesquisa e Consultoria que desde 2010 realizava audiências públicas no intuito de elencar e discutir soluções para problemática do nosso trânsito, o mesmo foi aprovado no ano passado pela Câmara Municipal de Mossoró através do Projeto de Lei Complementar nº 055/2011. O aumento no número de linhas, embora algumas linhas sejam extintas ou tenha seu trajeto alterado de acordo com a demanda observada pelo plano, além da modernização da frota (todos os veículos devem possuir ar-condicionado) e acessibilidade plena para passageiros portadoras de deficiência ou com a mobilidade reduzida são algumas das exigências estabelecidas no processo licitatório, também serão levados em consideração aspectos como regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

Com apenas 33 veículos, distribuídos em 12 linhas, Mossoró tem hoje um dos piores sistemas de transporte de passageiros, quando é feito o comparativo com outras cidades de porte equivalentes do interior nordestino, ficando atrás de cidades como: Campina Grande na Paraíba, Caruaru e Petrolina no Pernambuco, além de Juazeiro do Norte no Ceará. Muitos bairros da cidade não são assistidos de forma eficiente pelo transporte público de massa, atrasos e falta de cumprimento de rotas/itinerários, sucateamento dos ônibus, são os problemas mais relatados pelos os usuários do sistema na cidade, por outro lado os empresários do setor alegam prejuízos, e também esvaziamento do sistema por conta da concorrência desleal, principalmente com os motos taxis e táxis lotação, além do alto índice de transportes clandestinos, seja ele carro ou moto.

Espera-se que com a melhora do transporte coletivo na cidade, venha atrelada também a melhoria no fluxo de veículos, aumento no número de vagas de estacionamentos, problemas esses que são enfrentados diariamente pela população, que busca nos seus transportes particulares a saída para os problemas causados pela ineficiência do sistema, solução essa parcial que acaba gerando o inchamento e transtornos (acidentes, congestionamentos, etc.) no trânsito da nossa cidade.


Por: Marcos Pessoa

quarta-feira, 14 de março de 2012

Transporte seguro de crianças é a nova campanha do DFT

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A partir do dia 19 de março, o Grupo de Operações de Trânsito (GOT) do Departamento de Fiscalização de Trânsito iniciará uma operação denominada: “Criança Segura: Por amor a vida”, com o objetivo de fiscalizar o transporte de crianças menores de 10 anos, bem como o uso do dispositivo de retenção apropriado. A fiscalização tem como amparo legal a Resolução 277 de 2008 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que normatiza o transporte de crianças em veículos.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária, sendo que deste total encontram-se crianças na condição de passageiras de veículos. (Dados DENATRAN).

O uso do cinto de segurança não é a forma mais segura para transporte de crianças em veículos, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45m de altura. Por este motivo é necessário o uso de um dispositivo de retenção adequado às condições da criança. Nesse caso, é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que poderá diminuir de forma significativa as chances de lesões graves – e de morte – no caso de uma colisão.
Dentre as atividades desenvolvidas durante a operação estão:
•    Visita às escolas para pedir ao corpo administrativo apoio na divulgação;
•    Distribuição do texto explicativo das operações nas escolas para serem afixados no mural;
•    Divulgação na imprensa.
O DFT objetiva com a fiscalização despertar uma atitude consciente dos condutores ao transportarem as crianças, tendo a segurança e a preservação da vida como valores.

Por: Almir Freitas

terça-feira, 13 de março de 2012

Agentes de Trânsito flagram criança sendo transportada de forma irregular no interior do veículo

Foto: Isaias
No sábado dia 10 de março de 2012, os Agentes  de Trânsito   depararam- se com uma situação um tanto perturbadora, o Grupo Operacional de Trânsito (GOT) estava realizando uma operação  de rotina abordando vários veículos na Av. Cunha da Mota , centro, próximo a Praça da Gazeta, às 11h48m. Certo momento, um dos agentes percebeu que um condutor não estava utilizando o cinto de segurança, ao realizar a abordagem  verificou algo ainda pior, o filho do cidadão estava sendo transportado sem os cuidados devidos de segurança. Na imagem podemos perceber que o jovem estava sentado no piso do veículo, no banco da frente.   

Essa postura inadequada vai de encontro a Resolução N.º 277 , de 28 de Maio de 2008, que dispõe sobre o transporte de menores de 10 anos e a utilização do dispositivo de retenção para o transporte de crianças em veículos. Essa resolução do CONTRAN tem o objetivo de diminuir o número de mortes envolvendo crianças no trânsito. Já que,  no Brasil, os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças entre 1 e 14 anos. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária (Dados DENATRAN). 

Os números mostram uma realidade assustadora, crianças estão morrendo, muitas vezes, devido à imprudência dos seus pais que não imaginam o risco em que colocam seus filhos quando transportados sem os cuidados devidos. Cabe, também, aos órgãos de fiscalização coibir essa prática, aplicando as penalidades cabíveis aos condutores que desobedecerem à lei.

No mais, fica o alerta, precisamos garantir a segurança das crianças quando estiverem no interior do veiculo. Essa conduta será fundamental para que esses jovens tenham sua vida preservada.

Por: João Paulo

Uso indevido da buzina

Imagem da Internet


Hoje acordei cedo e inspirado a fazer esse texto, na verdade motivado. Uma cidadã às 05 da manhã, buzinando em uma moto pela minha vizinhança, perturbando o sono de todos. Chego à conclusão de que a referida motociclista não possui habilitação, ou talvez não conheça a legislação de trânsito ou pior conhece, mas não dá a mínima, de certeza só tenho que a condutora desrespeitou uma norma de trânsito que proíbe o uso da buzina das 22h às 6h da manhã, e durante o horário permitido deverá ser feito apenas em toque breve para advertência a fim de evitar acidentes ou fora da área urbana para ultrapassagem de acordo com o artigo 41 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A situação também me faz lembrar os dias de trânsito difícil pelo centro de nossa cidade, não sei de onde saiu à ideia que buzina abre caminho. É comum em congestionamentos ouvirmos aquele “buzinasso”, o que acaba piorando ainda mais a situação. Certa vez ouvi uma piada que dizia: “Se buzina abrisse caminho, Moisés (personagem bíblico) teria usado uma para abrir o Mar Vermelho e não um cajado”, sinceramente concordo plenamente.

Ainda sobre os condutores que acham que buzina abre caminho, vai uma dica:
Art. 227 do CTB. Usar buzina:
I - em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos;
II - prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto;
III - entre as vinte e duas e as seis horas;
IV - em locais e horários proibidos pela sinalização;
V - em desacordo com os padrões e frequências estabelecidas pelo CONTRAN:
Infração - leve;

Penalidade – MULTA.
Isso mesmo MULTA, alguns não sabem, mas o “buzinasso” é passível de penalidade no valor de aproximadamente R$ 53,20 e 3 pontos na carteira. Claro que essa dica serve também para a condutora que me acordou hoje. Então fica a dica, vamos deixar a buzina para o uso correto, usar da paciência e gentileza no trânsito ajuda bastante.

Por: Almir Freitas

Se for dirigir não fale ao celular.


Imagem da Internet

O celular, uma das maiores criações da raça humana, surgiu para facilitar a comunicação entre as pessoas. Junto a essa maravilha veio o hábito de dirigir falando ao celular. Quem nunca foi pego de surpresa, estando dirigindo, e de repente o aparelho toca; de imediato você já olha para o visor tentando identificar o número, e esquece que ainda esta dirigindo. Nesse pequeno ato você já dividiu sua atenção, é como se tivesse ligado o piloto automático do veículo, para assim se deliciar naquela chamada única e que não poderia deixar para depois.

Mas o que justifica tal atitude? Por que não parar o veículo e realizar sua ligação de forma segura e tranquila? Talvez seja pelo fato de que não podemos perder tempo, estamos sempre apressados e atarefados.

As mulheres abusam pelo fato de conseguir, de forma brilhante, fazer duas coisas ao mesmo tempo (fato comprovado cientificamente), mas, em se tratando de volante, a história é outra. Pois assim como os homens, as mulheres correm o mesmo risco de se envolver em um acidente por causa da falta de atenção. Só pelo fato de usar o celular enquanto dirige, o condutor já apresenta uma lentidão, isso significa dizer que ele demora pelo menos 3 segundos para reagir a uma situação de perigo. Aliado a isso muitos esquecem o seu trajeto, ou não conseguem raciocinar por qual caminho deve seguir.

Outro problema é o álcool, dirigir alcoolizado é um crime, e tal atitude é repudiada tanto pelas autoridades como também pela população, por apresentar um risco eminente para quem está utilizando a via naquele momento, o slogan, “se beber não dirija”, poderia facilmente se aliar ao, “ se for dirigir não fale ao celular” uma vez que os dois atos, representam o mesmo risco. Um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, provou que o ato de dirigir falando ao celular tem o mesmo risco de acidentes envolvendo álcool.

O estudo concluiu que motoristas que falam ao celular tem 5,36 vezes a mais de chance de se envolver em um acidente do que um motorista atento. Eles também eram 19% mais lentos para retomar a velocidade normal depois de uma parada e apresentavam maiores chances de colidir. Três participantes do estudo bateram o carro. Os três falavam ao telefone e nenhum estava bêbado.

Isso gera outro questionamento, se dirigir falando ao celular representa o mesmo risco de um condutor dirigindo alcoolizado, por que a pena para este é mais severa? Um dado que esse estudo não mostra é em relação gravidade do acidente, sabemos que o álcool é responsável por inúmeros acidentes trágicos, e está sempre aliado a alta velocidade, o que agrava ainda mais a situação.

Uma coisa é certa, antes de atender um celular estando ao volante, é bom parar o veículo voltando a seguir o caminho apenas quando concluir a ligação, isso além de evitar um acidente, evita também uma multa. Então se dirigir, além de não beber, não atenda o celular.

Por: João Paulo

Dúvidas...


O que devo fazer quando comprar um carro usado?

Resp.: Quando você comprar um carro usado deve abrir processo, no DETRAN-RN, para a transferência de propriedade, no máximo em 30 dias, conforme o Artigo 134, do CTB: "No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providencias necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículos é de trinta dias." É necessário este procedimento para você não ser penalizado, conforme o Artigo 233, do CTB: "Deixar de efetuar o registro de veículo no prazo de trinta dias, junto ao órgão executivo de trânsito, ocorrida a hipótese prevista no Artigo 123, do CTB: Penalidade - multa(120) UFIR'S Medida administrativa - retenção do veículo para regularização."



Fonte: http://www.detran.rn.gov.br/duvidas.asp

CAERN Adia início das obras para o dia 21 de Março




O Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT) da Secretaria da Defesa Social informa que a obra programada para iniciar nesta quarta feira (14) foi adiada para o dia 21 de Março. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) realizará obras de transferência dos esgotos do coletor antigo para o coletor instalado recentemente. Em virtude da obra, algumas ruas do centro da cidade serão interditadas.


Na primeira fase, a interdição vai compreender o cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua José Otavio bem como no encontro da Rua Juvenal Lamartine com a Rua Duodécimo Rosado (sentido Av. Rio Branco). Na Avenida Augusto Severo, o bloqueio iniciará no cruzamento com a Rua Melo Franco até a Avenida Rio Branco que dá acesso a lateral da Estação das Artes Eliseu Ventania. É aconselhável que os condutores evitem circular por esses locais e procurem vias alternativas.

Levando em consideração a importância da obra para a cidade de Mossoró, o DFT pede a população paciência e colaboração, uma vez que são vias importantes da cidade que serão interditadas.
Por: João Paulo

segunda-feira, 12 de março de 2012

Novo Código Penal será mais rigoroso com motorista que mata embriagado

Imagem da Internet


O anteprojeto do novo Código Penal deve enquadrar na modalidade de “culpa gravíssima” os homicídios de trânsito cometidos por motoristas em situações de embriaguez, disputa de racha ou excesso de velocidade. O motorista, nesses casos, poderá será punido com prisão de quatro a oito anos. Hoje, as mortes no trânsito costumam ser julgadas como homicídio culposo, com pena de um a três anos.

A medida foi uma das inovações aprovadas pela comissão de juristas encarregada de elaborar o anteprojeto, em reunião nesta sexta-feira (9). Nesta primeira rodada de votação de pontos do texto, os juristas trataram dos crimes contra a vida, inclusive o aborto, a honra e a dignidade sexual.
– Foi um debate sobre temas previamente discutidos na comissão, inclusive em audiências públicas, com eficácia espetacular nos resultados – comentou ao fim dos trabalhos o presidente da comissão, ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O procurador regional da República Luiz Carlos Gonçalves, que atua como relator da comissão, disse que a classificação como “culpa gravíssima” para o homicídio no trânsito nas três situações – embriaguez, alta velocidade e racha – foi uma solução “moderada e razoável” para a criminalidade no trânsito, problema que disse “afligir a sociedade brasileira”.

Conforme explicou, nos crimes culposos há o reconhecimento de que não houve a intenção de matar. No entanto, a pena máxima de três anos de prisão vem motivando crescente pressão social para o enquadramento de motoristas que dão causa a acidentes com morte na modalidade de crime doloso, com pena de 6 a 20 anos de prisão.

– A solução prevista dispensa a necessidade de levar o fato a júri popular, porque, não sendo considerado crime doloso contra a vida, o juiz singular poderá decidir – destacou ainda o relator.
Homicídio qualificado

Luiz Carlos Gonçalves salientou que a figura do “homicídio qualificado” foi totalmente redesenhada, o que permitirá agravar as penas de crimes que hoje estão sendo penalizados de forma branda. São exemplos os homicídios no contexto da violência doméstica e os associados a questões de preconceito de gênero, identidade sexual e contra a pessoa com deficiência. As modalidades agora são consideradas qualificadas, com penas de até 30 anos.

O relator negou, no entanto, que o trabalho da comissão esteja convergindo para o aumento generalizado de penas. Ele disse que as decisões estão sendo adotadas por uma comissão “plural”, que compreende diferentes linhas de visão.

Fonte: Jornal O Girassol



Nota do Blog:

 Os inúmeros casos de acidentes de trânsito com vítimas fatais que têm como fator determinante a ingestão de álcool, vêm alertando a sociedade para esse problema. O novo enquadramento para a modalidade “culpa gravíssima” para os homicídios de trânsito cometidos por motoristas em situações de embriaguez, surge justamente em resposta a um clamor da sociedade. O mais revoltante para as famílias das vítimas de acidentes de trânsito é o fato de que o condutor infrator não paga de forma proporcional ao crime praticado. Isso gera uma angústia ainda maior para a família das vitimas.

Por: João Paulo

Refletindo...

“Gosta de dirigir? Gosta de beber? Por um dos dois você vai ter que escolher, se não quer matar nem morrer.”

 Por: João Victor -  15 anos

sábado, 10 de março de 2012

Obras da CAERN interditarão vias do Centro





O Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT) da Secretaria da Defesa Social informa que a partir da próxima quarta-feira, 14, algumas ruas do centro da cidade serão interditadas. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) realizará obras de transferência dos esgotos do coletor antigo para o coletor instalado recentemente. A obra será executada até o dia 30 de março, sendo distribuída em quatro etapas.

Na primeira fase, a interdição vai compreender o cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua José Otavio bem como no encontro da Rua Juvenal Lamartine com a Rua Duodécimo Rosado (sentido Av. Rio Branco). Na Avenida Augusto Severo, o bloqueio iniciará no cruzamento com a Rua Melo Franco até a Avenida Rio Branco que dá acesso a lateral da Estação das Artes Eliseu Ventania. É aconselhável que os condutores evitem circular por esses locais e procurem vias alternativas.

Em virtude da importância da obra para a cidade de Mossoró, o DFT pede a população paciência e colaboração, uma vez que são vias importantes da cidade que serão interditadas.

Por: João Paulo

sexta-feira, 9 de março de 2012

Carreta esmaga motocicleta

Foto: Wiglainy Samidra

Na tarde desta sexta-feira, 09 de março, por volta das 15h20 ocorreu um acidente envolvendo uma carreta Volkswagen placa PEK- 9695 de Recife-PE e uma moto Honda Biz placa MYE- 9077 de Mossoró-RN. A colisão ocorreu no cruzamento da Av. Dix-Neuf Rosado com a Av. Rio Branco, nas proximidades da Praça da Criança. A condutora da biz trafegava pela Av. Rio Branco sentido Paredões, via preferencial, quando foi atingida pela carreta que transitava pela Av. Dix-Neuf Rosado.
 
Foto: Wiglainy Samidra
De acordo com informações, a condutora da Biz, identificada como Lidiane, não foi esmagada por ter saltado da motocicleta. A moto foi arrastada por cerca de 50 metros, ficando totalmente destruída, a vítima foi atendida ainda no local pelo SAMU e segundo informações dos socorristas possuía apenas escoriações, mesmo assim a vítima foi conduzida até o HRTM. Agentes de Trânsito do DFT controlaram o fluxo no local até a desobstrução da via, também foi acionado o DPRE para confecção do boletim de acidente de trânsito.


Por: Almir Freitas

Área de Restrição de Circulação de Veículos Pesados melhora o trânsito no centro da cidade.




O Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT) iniciou, desde o dia 1º de fevereiro de 2012, a fiscalização da Área de Restrição de Circulação de Veículos (ARC), regulamentada pela Lei nº. 2.781 de 25 de novembro de 2011, que restringe o tráfego de veículos com mais de quatro toneladas em algumas vias do Centro de Mossoró-RN. 


A área restrita é composta de 28 ruas e avenidas que foram devidamente sinalizadas com o objetivo de orientar os condutores para não trafegarem na referida região. Nos primeiros dias de fiscalização, os Agentes de Trânsito foram posicionados em pontos estratégicos para efetuarem a fiscalização e orientação aos condutores dos veículos a respeito da nova sinalização. 

Desde o início da operação, pode-se observar melhorias no tráfego da área central da cidade, uma vez que os veículos de grande porte, costumeiramente, causavam alguns transtornos, como lentidão no fluxo, engarrafamentos e até colisões.
É válido salientar que a área de restrição aos veículos pesados funciona apenas nos horários das 6h às 18h de segunda a sexta-feira, e das 6h às 14h aos sábados. 

Aos condutores que desrespeitarem a orientação será aplicada a penalidade de multa por: Transitar em local/horário não permitido pela regulamentação estabelecida pela autoridade, artigo 187, § 1° do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), penalidade de natureza média, no valor R$ 85,13 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Fica liberada a circulação de veículos com carga superior a quatro toneladas: os veículos prestadores de serviços de urgência, serviço de utilidade pública e serviços essenciais.

Por: Sales

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulher ao volante, ATENÇÃO constante!


Imagem da internet
   
É comum ouvirmos no dia a dia do trânsito frases como: “mulher ao volante perigo constante” ou “lugar de mulher é no fogão” dentre outras frases que colocam em dúvida a habilidade das mulheres em conduzir veículos. Contudo, dados estatísticos contradizem os comentários, muitas vezes preconceituosos, sobre a perícia das condutoras.

Em 2010, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), foram registradas 146.060 internações hospitalares de vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, sendo que deste total de 114.285 vítimas 78,3% representou o número de homens, enquanto 21,7% corresponderam ao número de mulheres internadas. As internações representaram um gasto para os cofres públicos de aproximadamente R$ 187 milhões.

Quanto à mortalidade no trânsito, homens morrem quatro vezes mais que as mulheres. Dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), em 2009 ocorreram 37.172 óbitos por acidente de trânsito, deste total 30.631 ou 81,4% de homens e 6.496 ou 18,4% de mulheres.

Deste modo, pode-se concluir que as mulheres conduzem de forma mais atenta e segura, outras pesquisas já constataram, também, que as condutoras se envolvem em acidentes de pequenas proporções. Resta-nos parabenizar todas as mulheres pelo seu dia, e também por sua conduta de forma segura no trânsito.
Mulher ao volante, ATENÇÃO constante!


Por: Almir Freitas

Motociclistas do DFT passam por aperfeiçoamento

Foto: Isaías Rodrigues



Nos dias 7, 8 e 9 de março, a Motoeste Honda em parceria com o Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT) está realizando curso para aperfeiçoamento de motociclistas do departamento. O curso objetiva aprimorar o conhecimento dos agentes em mecânica, técnicas de frenagem, estudo do campo, curva segura, técnicas para cobertura de eventos: cortejo, préstito, passeatas, carreatas, interdição parcial
 da via, entre outros. 
Foto: Isaías Rodrigues
O treinamento está sendo ministrado pelo instrutor Ariclenes Lima, sendo distribuído em aulas teóricas e práticas com um total de 8 (oito) horas. Estão sendo capacitados 40 (quarenta) Agentes de Trânsito, divididos em três turmas.

A capacitação de forma contínua é fundamental para a prestação de um serviço de qualidade. Para o Agente de Trânsito Marcos Pereira “o curso é de suma importância, pois capacita os agentes objetivando o uso das técnicas de segurança para pilotar motocicletas.”

O chefe de grupo Luis Correia, informa que esse curso faz parte de uma das medidas do DFT para qualificar seu quadro de funcionário, acrescenta ainda que já foi realizado curso de tacógrafo pela empresa Alemã VDO, e em seguida será ministrado o curso de defesa pessoal para os agentes.

 
Por: Almir Freitas

quarta-feira, 7 de março de 2012

CIOSP ganha reforço do Departamento de Fiscalização de Trânsito municipal (DFT)

Imagem ilustrativa

A partir de hoje, 07 de março de 2012, a população poderá acionar os serviços do Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT) utilizando os números de emergência 190 e 198. Essa mudança se deve ao fato de que o DFT foi incorporado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) da Policia Militar de Mossoró-RN.

O objetivo é unificar os órgãos garantindo mais agilidade no atendimento das ocorrências, no caso do DFT relacionadas, exclusivamente ao trânsito local.

Para o Agente de Trânsito Luis Correia, comandante do G.O.T ( Grupo Operacional de Trânsito) “a medida vem justamente garantir mais agilidade no atendimento à população. Com a integração, os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros, DPRE, Policia Militar e DFT serão acionados através do CIOSP.”

O número 153 ainda está disponível, mas em breve será vinculado ao CIOSP.


Por: João Paulo