terça-feira, 13 de março de 2012

Se for dirigir não fale ao celular.


Imagem da Internet

O celular, uma das maiores criações da raça humana, surgiu para facilitar a comunicação entre as pessoas. Junto a essa maravilha veio o hábito de dirigir falando ao celular. Quem nunca foi pego de surpresa, estando dirigindo, e de repente o aparelho toca; de imediato você já olha para o visor tentando identificar o número, e esquece que ainda esta dirigindo. Nesse pequeno ato você já dividiu sua atenção, é como se tivesse ligado o piloto automático do veículo, para assim se deliciar naquela chamada única e que não poderia deixar para depois.

Mas o que justifica tal atitude? Por que não parar o veículo e realizar sua ligação de forma segura e tranquila? Talvez seja pelo fato de que não podemos perder tempo, estamos sempre apressados e atarefados.

As mulheres abusam pelo fato de conseguir, de forma brilhante, fazer duas coisas ao mesmo tempo (fato comprovado cientificamente), mas, em se tratando de volante, a história é outra. Pois assim como os homens, as mulheres correm o mesmo risco de se envolver em um acidente por causa da falta de atenção. Só pelo fato de usar o celular enquanto dirige, o condutor já apresenta uma lentidão, isso significa dizer que ele demora pelo menos 3 segundos para reagir a uma situação de perigo. Aliado a isso muitos esquecem o seu trajeto, ou não conseguem raciocinar por qual caminho deve seguir.

Outro problema é o álcool, dirigir alcoolizado é um crime, e tal atitude é repudiada tanto pelas autoridades como também pela população, por apresentar um risco eminente para quem está utilizando a via naquele momento, o slogan, “se beber não dirija”, poderia facilmente se aliar ao, “ se for dirigir não fale ao celular” uma vez que os dois atos, representam o mesmo risco. Um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, provou que o ato de dirigir falando ao celular tem o mesmo risco de acidentes envolvendo álcool.

O estudo concluiu que motoristas que falam ao celular tem 5,36 vezes a mais de chance de se envolver em um acidente do que um motorista atento. Eles também eram 19% mais lentos para retomar a velocidade normal depois de uma parada e apresentavam maiores chances de colidir. Três participantes do estudo bateram o carro. Os três falavam ao telefone e nenhum estava bêbado.

Isso gera outro questionamento, se dirigir falando ao celular representa o mesmo risco de um condutor dirigindo alcoolizado, por que a pena para este é mais severa? Um dado que esse estudo não mostra é em relação gravidade do acidente, sabemos que o álcool é responsável por inúmeros acidentes trágicos, e está sempre aliado a alta velocidade, o que agrava ainda mais a situação.

Uma coisa é certa, antes de atender um celular estando ao volante, é bom parar o veículo voltando a seguir o caminho apenas quando concluir a ligação, isso além de evitar um acidente, evita também uma multa. Então se dirigir, além de não beber, não atenda o celular.

Por: João Paulo

Nenhum comentário: