sexta-feira, 23 de março de 2012

Mossoró: uma cidade sobre duas rodas

Foto: Marcos Pereira
Mossoró recentemente foi destaque na mídia nacional em virtude da grande quantidade de motocicletas, sendo assim, nossa cidade foi apontada como tendo a maior frota proporcional, em que, um em cada quatro moradores é motociclista.
O número de motos vêm aumentando de forma rápida, de 2001 à 2011 a frota teve um aumento de 204% segundo dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Hoje, 23 de março de 2012, existem 43.231 motocicletas e 11.112 motonetas de um total de 110.808 veículos na cidade de Mossoró (DETRAN-RN). Importante distinguir motocicleta de motoneta, no anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a primeira refere-se ao veículo no qual o piloto conduz montado e o segundo, sentado.
O aumento do número de motos é preocupante, uma vez que, esses condutores acabam sendo mais vulneráveis a acidentes devido à estrutura do veículo. No Brasil em 2011, 32% das vítimas indenizadas por morte e 72% por invalidez permanente eram motociclistas, segundo informações da Seguradora Líder que administra o Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).  No Rio Grande do Norte, dados de 2008 mostram que das 463 vítimas fatais 168 foram motociclistas.
Foto: Marcos Pereira
O aumento do número de motos pode estar relacionado à facilidade de financiamento para aquisição, a necessidade de deslocamento devido à ineficiência do transporte público, a rapidez do veículo nos centros urbanos, economia, facilidade de estacionamento, dentre outros. Independente da causa é importante que sejam direcionadas ações para conscientização do uso desse veículo. O motociclista fica bastante exposto ao pilotar, qualquer acidente, pequeno que seja, pode causar algum tipo de dano físico ao motociclista dentre outros transtornos. É fundamental que os motociclistas tenham consciências dos riscos em conduzir esse tipo de veículo e leve isso em consideração no momento da pilotagem. Assim, é preciso que junto com o aumento da frota venha também aumento da consciência dos condutores. Uso de equipamentos de segurança, respeito à sinalização e aos demais atores do trânsito, são fundamentais para diminuir os acidentes e consequentemente o número de mortalidade no trânsito. Cabe também aos órgãos de trânsito fiscalizar, educar e propor ações para minimizar o impacto do aumento da frota de veículos.

 Por: Almir Freitas

Nenhum comentário: