quarta-feira, 14 de março de 2012

Transporte seguro de crianças é a nova campanha do DFT

Imagem da Internet
A partir do dia 19 de março, o Grupo de Operações de Trânsito (GOT) do Departamento de Fiscalização de Trânsito iniciará uma operação denominada: “Criança Segura: Por amor a vida”, com o objetivo de fiscalizar o transporte de crianças menores de 10 anos, bem como o uso do dispositivo de retenção apropriado. A fiscalização tem como amparo legal a Resolução 277 de 2008 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que normatiza o transporte de crianças em veículos.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária, sendo que deste total encontram-se crianças na condição de passageiras de veículos. (Dados DENATRAN).

O uso do cinto de segurança não é a forma mais segura para transporte de crianças em veículos, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45m de altura. Por este motivo é necessário o uso de um dispositivo de retenção adequado às condições da criança. Nesse caso, é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que poderá diminuir de forma significativa as chances de lesões graves – e de morte – no caso de uma colisão.
Dentre as atividades desenvolvidas durante a operação estão:
•    Visita às escolas para pedir ao corpo administrativo apoio na divulgação;
•    Distribuição do texto explicativo das operações nas escolas para serem afixados no mural;
•    Divulgação na imprensa.
O DFT objetiva com a fiscalização despertar uma atitude consciente dos condutores ao transportarem as crianças, tendo a segurança e a preservação da vida como valores.

Por: Almir Freitas

Nenhum comentário: