quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulher ao volante, ATENÇÃO constante!


Imagem da internet
   
É comum ouvirmos no dia a dia do trânsito frases como: “mulher ao volante perigo constante” ou “lugar de mulher é no fogão” dentre outras frases que colocam em dúvida a habilidade das mulheres em conduzir veículos. Contudo, dados estatísticos contradizem os comentários, muitas vezes preconceituosos, sobre a perícia das condutoras.

Em 2010, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), foram registradas 146.060 internações hospitalares de vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, sendo que deste total de 114.285 vítimas 78,3% representou o número de homens, enquanto 21,7% corresponderam ao número de mulheres internadas. As internações representaram um gasto para os cofres públicos de aproximadamente R$ 187 milhões.

Quanto à mortalidade no trânsito, homens morrem quatro vezes mais que as mulheres. Dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), em 2009 ocorreram 37.172 óbitos por acidente de trânsito, deste total 30.631 ou 81,4% de homens e 6.496 ou 18,4% de mulheres.

Deste modo, pode-se concluir que as mulheres conduzem de forma mais atenta e segura, outras pesquisas já constataram, também, que as condutoras se envolvem em acidentes de pequenas proporções. Resta-nos parabenizar todas as mulheres pelo seu dia, e também por sua conduta de forma segura no trânsito.
Mulher ao volante, ATENÇÃO constante!


Por: Almir Freitas